PROEJA Edifica: Aprendizagem Prática Na Área Da Construção Civil

Chaplin Torricellis dos Santos, Yanne Pereira de Andrade Santos, Luciolo Victor Magalhaes e Silva, Eduardo da Cruz Teixeira, Thales Ferreira de Souza

Resumo


Introdução: A experiência e trajetória deve ser vista como um potencial dos educandos a ser aproveitado no próprio processo de educação e aprendizagem dos conteúdos. No caso específico dos alunos do curso PROEJA de Edificações do IF Sertão PE, Campus Salgueiro, este potencial pode ser explorado durantes as aulas práticas do curso, uma vez que boa parte dos alunos tem experiência profissional na área da construção civil. Objetivos: Este projeto teve como objetivo capacitar os alunos do PROEJA de Edificações para a elaboração e realização de minicursos na área da construção civil a serem ofertados para alunos e profissionais da área. Metodologia: A metodologia adotada contemplou procedimentos exploratórios e experimentais por meio da aplicação de método de aprendizagem prático-teórico das técnicas utilizadas na construção civil. Para isto, o projeto seguiu as etapas metodológicas: Identificação, seleção e aperfeiçoamento dos alunos quanto as técnicas construtivas utilizadas como práticas nas gravações, bem como conhecimentos a respeito de posicionamento e oratória. Produção de vídeos que foram disponibilizados no YouTube. Resultados: Como resultados, considerando a aplicação do projeto em período de pandemia, as capacitações realizadas foram disponibilizadas por meio de vídeos via YouTube no canal do projeto. Os vídeos produzidos contam com a apresentação das ferramentas e das etapas de obra: limpeza do terreno, escavação e locação de obra, execução da estrutura, dentre outras atividades. O canal do projeto conta com 40 inscritos. Considerações Finais: Por fim, pode-se afirmar que o projeto auxiliou na valorização do conhecimento do aluno-trabalhador através da interação de professores e alunos durante a execução das atividades. A interação entre professor-aluno também contribuiu para o enriquecimento das práticas e aperfeiçoamento do conhecimento prévio dos alunos. Muitos professores da área de edificações comunicaram de maneira informal que pretendem utilizar os vídeos produzidos em suas aulas. 


Palavras-chave


Construção Civil; Aluno-Trabalhador; Edificações.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Chaplin Torricellis dos Santos, Yanne Pereira de Andrade Santos, Luciolo Victor Magalhaes e Silva, Eduardo da Cruz Teixeira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.