Saúde Para Todos: Comunicação Como Ferramenta Essencial Na Assistência À Saúde Da Pessoa Surda

Jamerson Ruan dos Santos, Silvana Leão de Sá, Jadiael Ferreira Dantas

Resumo


Introdução: A língua e a comunicação são fatores essenciais para que as interações sociais e relações interpessoais ocorram. E diante de tais premissas, no campo da saúde essa situação cada vez mais se agrava (HAMZE, 2010). As pessoas surdas, assim como os demais indivíduos, precisam de assistência à saúde, não necessariamente ligado à surdez. Porém, ao buscarem os serviços de saúde, seja no sistema público ou privado encontram como bloqueio a comunicação com os profissionais da área. Objetivos: OBJETIVO GERAL: Minimizar as barreiras de comunicação entre profissionais da saúde e pacientes surdos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Viabilizar o conhecimento referente as especificidades culturais e linguísticas dos surdos; • Diferenciar o atendimento das pessoas surdas das ouvintes; • Difundir as determinações legais, no que tange à acessibilidade à saúde das pessoas surda; • Introduzir conhecimentos da Libras e sinais específicos da área da saúde; Metodologia: Revisão de literatura sobre Saúde em Libras;Capacitação dos alunos bolsistas/voluntário; Estruturação e planejamento do curso de Libras para os profissionais da saúde; Divulgação do curso de Libras no site do IFSERTÃO; Desenvolvimento do curso de Libras no IFSERTÃO, campus Serra Talhada; Balanço das ações; Sistematização dos dados levantados; Preparação de artigo e apresentação para a comunidade; Divulgação das ações do projeto. Resultados: O então projeto propiciou a comunidade um grande avanço na quebra da barreira comunicacional, cada profissional que participou deste vai estar expandindo esse objetivo em sua localidade. Visto que cada um em sua área de atuação estará aplicando o seu conhecimento adquirido no curso, assim como os relatos já recebidos informalmente por parte de alguns profissionais da utilização desse aprendizado quase que imediato Considerações Finais: A princípio, o planejamento do projeto não previa a pandemia do COVID-19, o que impossibilitou a ministração das aulas presenciais. No entanto, optou-se de ainda assim prosseguir com o projeto, mas com aulas EAD, que surpreendeu a todos, com à proporção que tomou, pois, profissionais de diferentes cidades e estados tiveram acesso à informação de que ocorreria um curso através do IF Sertão-PE, por meio da divulgação pelas mídias sociais.

Palavras-chave


Barreiras Comunicativas; Libras; Saúde.

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