Oficina Do Saber Criativo: Contribuindo Para A Formação De Mini Arquitetos E Urbanistas

Jheymisson Santana Alves Santos, Yanne Pereira de Andrade Santos, Maria Izabel Rego Cabral

Resumo


Introdução: Estudos apontam que as primeiras etapas de educação das crianças contribuem para o seu desenvolvimento, pois é quando ocorre a formação da sua personalidade. Uma das formas de garantir o progresso crítico com relação a configuração das cidades é fazer com que a visão crítica chegue as gerações futuras, cuja qualidade de vida dependerá das cidades. O presente projeto visa contribuir para atender a demanda de formação de cidadãos críticos e sensíveis com relação ao uso do espaço urbano. Objetivos: O presente projeto teve como objetivo principal estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas necessárias para o uso do espaço e para a construção de uma cidade mais humana. Metodologia: A metodologia adotada contemplou procedimentos exploratórios e experimentais quanto à execução das oficinas, testando conceitos e atividades lúdicas. Por meio das seguintes etapas metodológicas: 1– Revisão bibliográfica; 2– Discussão e especificação dos temas; 3– Elaboração dos cursos; 4– Planejamento das aulas; 5– Elaboração do material didático; 6– Gravação e Edição de Vídeos; 7– Correção das atividades e suporte (inclusive tecnológico) aos pais que estavam realizando as atividades de casa. Resultados: Foram ofertados cursos para crianças da comunidade Oficina do Saber: Invenções para Morar e Brincar de Arquiteto com carga horária de 10 e de 5horas, respectivamente. Participaram das aulas 23 crianças, das quais 19 com idade de 5 a 8anos, e 5 com idade entre 3 e 4anos. As atividades desenvolvidas buscando abordaram os conceitos relacionados a cidade e cidadania, a arquitetura, ao urbanismo e preservação ambiental; de forma que os pais pudessem adaptar os materiais com o que já possuíam em casa. Considerações Finais: Por fim, pode-se afirmar que o projeto auxiliou os pais participantes no fortalecimento de vínculo afetivo com seus filhos por meio das atividades práticas e lúdicas num período em que a recomendação era o isolamento social. Além disso, a discussão dos temas propostos com as crianças contribui para o fortalecimento do pensamento crítico e atuante para uma sociedade melhor. 


Palavras-chave


Arquitetura Para Crianças; Educação Infantil; Cidades Humanas; Urbanismo Para Crianças.

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