Amparo Bot: Desenvolvimento De Um Chatbot Para Identificação De Situações De Vulnerabilidade No IF Sertão-PE

Matheus Ferreira De Oliveira Silva, Marcelo Anderson Batista dos Santos, Yanne Pereira de Andrade Santos, Simone Souza Leite, Marcio Matheus de Souza Ferreira

Resumo


Introdução: O campo da inteligência artificial (IA) vem ganhando destaque nos últimos anos pela popularização de diversas soluções nas mais variadas áreas como saúde, ensino, economia e jogos. 

Nesse cenário, uma aplicabilidade latente de chatbots é identificar estudantes e pessoas de forma geral que precisam de alguma ajuda por estarem em uma situação de vulnerabilidade. Para validarmos incialmente nossa proposta criamos um chatbot para ajudar a escolher qual a melhor máscara para combater o COVID-19. Objetivos: Criar um chatbot para identificação de situação de vulnerabilidade no âmbito do IF Sertão-PE Metodologia: O projeto baseou-se numa abordagem exploratória e de prototipagem. O desenvolvimento do aplicativo pode ser resumido em cinco etapas: 1.            Levantamento do estado da arte sobre as tecnologias 2.            Levantamento de requisitos e prototipagem 3.            Desenvolvimento do aplicativo 4.            Avaliação, testes e correções 5.            Geração de documentos (relatórios e artigos) Foram testadas as ferramentas AWS Chatbot e Google Dialogflow para criação do chatbot. Resultados: As principais contribuições desse projeto estão relacionadas à obtenção de avanços na integração de diferentes tecnologias para prover uma otimização dos recursos humanos disponíveis criando um chatbot que direciona o aluno/servidor a esclarecer dúvidas sobre qual máscara oferece a proteção adequada ao COVID-19. Assim, conseguimos como resultado implementar um chatbot funcional que esclarece a diferença entre os mais diversos modelos de peça de proteção facial.  Considerações Finais: As diferenças entre nomenclaturas de máscaras comercializadas como PFF1, PFF2 e PFF3 (peça facial filtrante) no mercado brasileiro juntamente com a nomenclatura de máscaras importadas como a KN95 (chinesa), N95 (americana) e FFP1, FFP2 e FFP3 (europeia) trazem diversas dúvidas em relação ao qual equipamento de proteção mais adequado a ser adotado. Nesse sentido, o projeto buscou contribuir com o combate da COVID-19 fornecendo informação acerca de cada tipo e categoria da máscara. 


Palavras-chave


Chatbot; IA; Processamento de Linguagem Natural.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Matheus Ferreira De Oliveira Silva, Marcelo Anderson Batista dos Santos, Yanne Pereira de Andrade Santos, Simone Souza Leite

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.