Uso De Materiais Alternativos Para O Desenvolvimento De Práticas Em Escolas Públicas Como Forma De Incentivo Ao Aprendizado De Ciências.
Resumo
Introdução: É de grande contribuição que a química em sala de aula seja uma disciplina experimental, para que os conteúdos sejam absorvidos pelos alunos com mais facilidade e que realmente o aprendizado seja significativo. Ver a teoria na prática agrega conhecimento e aguça a curiosidade, os fazendo pensar em inúmeras formas diferentes de estudarem e experimentarem o mesmo conteúdo. É importante mesmo no EAD continuarmos motivando-os a testar e experimentar como forma de suporte às aulas teóricas. Objetivos: Contribuir com o ensino das disciplinas de química e física utilizando técnicas diversas, enriquecendo a aprendizagem a partir das práticas com materiais alternativos a fim de aguçar a criatividade diante da utilização de materiais diferenciados, transformando assim a evolução do conhecimento a partir de observações sobre o conceito e o concreto. Aplicar as práticas com tais materiais de forma que possibilite os alunos a experimentar de uma maneira segura contando com a ajuda dos responsáveis. Metodologia: Para a realização do projeto por meio virtual criamos o IG @excepciencia. Elaboramos uma ementa de acordo com a grade curricular do ensino médio com os assuntos a serem abordados, disponibilizamos o conteúdo através de vídeos postados quinzenalmente contendo uma explicação objetiva do assunto, em seguida as experimentações específicas com todo o aparato utilizado nos laboratórios para que o público alvo conheça como funciona e por fim com os materiais alternativos e de baixo custo. Resultados: Através da nossa página conseguimos atingir a maioria do nosso público alvo e até pessoas de outras cidades e estados, onde, anteriormente não conseguiríamos alcançar. Auxiliamos ainda na aprendizagem relacionada ao estudo para Enem e vestibulares e estudos extra classe. Em números conseguimos alcançar mais de 1,300 pessoas e tivemos mais de 1,800 impressões que se deram por meio de comentários, compartilhamentos e mensagens de conteúdo positivo a respeito das nossas postagens e vídeo aulas. Considerações Finais: Foi muito gratificante ler cada comentário e mensagem positiva do público que nos acompanhou nessa jornada, receber o retorno positivo de alunos, professores e até mesmo escolas parceiras que nos auxiliaram compartilhando o nosso conteúdo com seus alunos como forma de reforço. É de extrema importância que continuemos a incentivar o estudo teórico e prático, de forma a aguçar a curiosidade para que os alunos permaneçam firmes nos estudos visando um futuro melhor para si e para o mundo.
Palavras-chave
Material alternativo; química; experimentar; prática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Lara Ravena Gomes de Castro, Geraldo Vieira de Lima Júnior, Luma Morgana Gomes de Castro, Pedro Ivo Alexandre de Castro
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.