Uso De Materiais Alternativos Para O Desenvolvimento De Práticas Em Escolas Públicas Como Forma De Incentivo Ao Aprendizado De Ciências.

Lara Ravena Gomes de Castro, Geraldo Vieira de Lima Júnior, Luma Morgana Gomes de Castro, Pedro Ivo Alexandre de Castro, Renato de Souza Paixão

Resumo


Introdução: É de grande contribuição que a química em sala de aula seja uma disciplina experimental, para que os conteúdos sejam absorvidos pelos alunos com mais facilidade e que realmente o aprendizado seja significativo. Ver a teoria na prática agrega conhecimento e aguça a curiosidade, os fazendo pensar em inúmeras formas diferentes de estudarem e experimentarem o mesmo conteúdo. É importante mesmo no EAD continuarmos motivando-os a testar e experimentar como forma de suporte às aulas teóricas. Objetivos: Contribuir com o ensino das disciplinas de química e física utilizando técnicas diversas, enriquecendo a aprendizagem a partir das práticas com materiais alternativos a fim de aguçar a criatividade diante da utilização de materiais diferenciados, transformando assim a evolução do conhecimento a partir de observações sobre o conceito e o concreto. Aplicar as práticas com tais materiais de forma que possibilite os alunos a experimentar de uma maneira segura contando com a ajuda dos responsáveis. Metodologia: Para a realização do projeto por meio virtual criamos o IG @excepciencia. Elaboramos uma ementa de acordo com a grade curricular do ensino médio com os assuntos a serem abordados, disponibilizamos o conteúdo através de vídeos postados quinzenalmente contendo uma explicação objetiva do assunto, em seguida as experimentações específicas com todo o aparato utilizado nos laboratórios para que o público alvo conheça como funciona e por fim com os materiais alternativos e de baixo custo. Resultados: Através da nossa página conseguimos atingir a maioria do nosso público alvo e até pessoas de outras cidades e estados, onde, anteriormente não conseguiríamos alcançar. Auxiliamos ainda na aprendizagem relacionada ao estudo para Enem e vestibulares e estudos extra classe. Em números conseguimos alcançar mais de 1,300 pessoas e tivemos mais de 1,800 impressões que se deram por meio de comentários, compartilhamentos e mensagens de conteúdo positivo a respeito das nossas postagens e vídeo aulas. Considerações Finais: Foi muito gratificante ler cada comentário e mensagem positiva do público que nos acompanhou nessa jornada, receber o retorno positivo de alunos, professores e até mesmo escolas parceiras que nos auxiliaram compartilhando o nosso conteúdo com seus alunos como forma de reforço. É de extrema importância que continuemos a incentivar o estudo teórico e prático, de forma a aguçar a curiosidade para que os alunos permaneçam firmes nos estudos visando um futuro melhor para si e para o mundo.

Palavras-chave


Material alternativo; química; experimentar; prática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Lara Ravena Gomes de Castro, Geraldo Vieira de Lima Júnior, Luma Morgana Gomes de Castro, Pedro Ivo Alexandre de Castro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.