Do Sertão Para O Mundo: Catálogo De Divulgação Da Mostra Pro Caboco Vê.

Hayrton Roberto dos Anjos Nascimento, Márcia Farias de Oliveira e Sá, Pedro Elias Farias e Sá, Luciana Silveira Lacerda

Resumo


Introdução: O referente projeto de extensão, busca, divulgar o acervo de peças antigas, que por um período, fizeram parte do cotidiano de pessoas da região, incentivando o público a conhecer e valorizar as origens sertanejas. Visando facilitar o acesso, ao acervo que conta com mais de 400 (quatrocentas) peças das mais variadas idades e procedências. Objetivos: Divulgar o acervo de peças que compõem a mostra pro caboco vê. Propiciar a experiência da leitura histórica dos objetos. Sensibilizar as crianças e jovens para a importância da preservação do patrimônio. Metodologia: 1- Levantamentos e arrolamento dos bens patrimoniais pertencentes a mostra “pro caboco vê” 2- Classificação dos objetos segundo a sua funcionalidade, especificando a caracterização, datação e origem 3- Diagramação do material 4- Divulgação do material quando das realizações da mostra.  Resultados: Devido a pandemia o cronograma do curso foi mudado, sendo a primeira atividade desenvolvida, a participação no curso de Documentação do Acervo Museológico lecionado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), que gerou um retrabalho na confecção das fichas. Tesauros foi utilizado para a Reclassificação das peças, esse trabalho resultou em 100 fichas prontas, e 300 em processo de produção. Considerações Finais: Os dois anos de execução do projeto nos mostrou como nossas raízes então sendo esquecidas pela falta de valorização da história local. A mostra itinerante traz a tona essas histórias e é um espaço  de escut a das pessoas marginalizadas pela história oficial. A catalogação das peças torna mensurável essas memórias. Percebeu-se também como os instrumentos de padronização museológica são ainda elitista e não contemplam toda a diversidade existente no país, carecendo de uma atualização. 




Palavras-chave


cultura sertaneja; acervo museológico; preservação, memória.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Hayrton Roberto dos Anjos Nascimento, Márcia Farias de Oliveira e Sá, Pedro Elias Farias e Sá, Luciana Silveira Lacerda

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.