Pro Caboco Vê Na Web

Jose Raimundo Da Silva Filho, Márcia Farias de Oliveira e Sá

Resumo


Introdução: Com o avanço tecnológico crescente e com a popularização de uma das maiores tecnologias das últimas décadas, a internet, os seres humanos têm sido expostos a uma quantidade crescente de estímulos, motivo pelo qual muito provavelmente a visita a museus e outros meios de estudo da história, cultura e artes dos povos possam ter se tornado menos atrativos aos jovens. Objetivos: Levar a população a reconhecer, se apropriar e valorizar as particularidades da herança cultural que constitui o sertão, sensibilizando para a importância da preservação do patrimônio, fortalecendo a identidade cultural, individual e coletiva dos cidadãos. Metodologia: Durante a pesquisa foi utilizada a metodologia de dar voz aos sujeitos proposta por Montenegro (2013) Há um grande número de vídeos de pessoas que doaram

as sua memórias.  Resultados: Buscando fazer com que esse conhecimento chegue mais facilmente e (principalmente) aos jovens e crianças mais familiarizados com o uso de internet nasceu esse projeto, que pretende expandir o alcance do projeto Pro Cabôco Vê através do uso do Youtube, onde foi feito um canal e distribuído conteúdos audiovisuais relacionados à história e cultura local. Demais atividades envolvendo a curadoria, produção e divulgação foram realizadas juntamente à própria publicação. Considerações Finais: O desenvolvimento do trabalho foi bastante afetado com os efeitos colaterais da pandemia mas após um tempo houve certo nível de adaptação ao cenário de dificuldades, melhoria de equipamento e das habilidades de edição, fazendo melhores resultados virem ao fim do projeto. 




Palavras-chave


História, Cultura, YouTube.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jose Raimundo Da Silva Filho, Márcia Farias de Oliveira e Sá

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.