Utilização de kits LEGO Mindstorm no ensino de Ciências para alunos da Escola Lomanto Júnior (Juazeiro-BA)

Ester Oliveira da Silva, Bruno Gomes da Costa

Resumo


Introdução: Nesse projeto tentamos integrar as pessoas às ciências, principalmente à física e à robótica. Mostrar como pode ser divertido aprender robótica e física ao mesmo tempo.  É um projeto que busca abraçar a todos e não apenas aos alunos da escola.  Objetivos: O objetivo principal foi dar uma introdução sobre física, linguagem da programação e robótica, e tornar estes acessíveis aos alunos da escola, relacionar a robótica educacional com a física, despertar o interesse dos jovens para uma coisa um pouco mais científica e tecnológica, abrir mais possibilidades educacionais para alunos e professores, atraí-los para essa área, motivá-los a fazer algo mais aprofundado sobre o tema no futuro, despertar a vocação deles, descobrir certos talentos. Metodologia: Teve uma duração de seis meses; Foi dividido em três etapas; Etapa 1: revisão de literatura e treinamento. Etapa 2: aplicação dos kits LEGO Mindstorms EV3 na escola Lomanto Junior e coleta/análise/disseminação dos resultados. Etapa 3:  escrita de relatório  Resultados: Alcancei um público moderado, acredito que consegui disseminar conhecimentos. Considerações Finais: Pude concluir que esse projeto ajudou a disseminar novos conhecimentos para as pessoas que participaram, aprenderam mais sobre os kits, notaram como a robótica relacionada com a educação pode ajudar no ensino das ciências, as vídeo aulas e posts continuarão nas plataformas, por isso acredito que continuará disseminando, as pessoas que participaram gostaram bastante. Eu aprendi bastante também. 




Palavras-chave


física; robótica; educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ester Oliveira da Silva, Bruno Gomes da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.