Projeto De Extensão: Formação Em Educação Étnico Racial

Elizandro José do Nascimento, Márcia Farias de Oliveira e Sá

Resumo


Introdução: A população brasileira, fruto da colonização européia, especialmente portuguesa é marcadamente miscigenada. Conquanto, o viés cultural colonialista, que ainda impera na sociedade, exclui as demais culturas, que são ignoradas e invisibilizadas, e culmina no que Santos (2001) e Carneiro (2005) chamam de epistemicídio: negação do acesso a uma educação de qualidade, a produção histórica de conhecimento, inferiorizando e desqualificando o conhecimento e produção intelectual, principalmente dos negros Objetivos: O objetivo geral do projeto consiste na elaboração do curso de Formação de Agentes Cultural em Educação Étnico-Racial para professores, uma vez que a ausência da discussão étnico-racial na escola torna invisível a pauta negra, bem como o próprio negro, conhecer um pouco da produção tecnológica dos africanos e afrodescendentes de modo a tentar superar o epistemicídio africano e afrodescendente, mitigando as diversas formas de racismo, proporcionando uma educação de qualidade para todos. Metodologia: Em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) e dos protocolos de segurança e das medidas adotadas pelo IF SERTÃO-PE (campus Salgueiro), a metodologia utilizada no projeto se dará na realização de curso de forma virtual utilizando a ferramenta Google Meet, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e a Gerência Regional de Educação (GRE), para os encontros assíncronos foi utilizado o Google Classroom. Resultados: Obteve-se até o presente momento como resultados, as descobertas e “desaprendizagens” dos cursistas a respeito das produções tecnológicas africanas e afrodescendentes que foram a séculos atribuídas aos povos europeus. O processo de desaprender tem levado a novas formulações epistêmicas por parte dos cursistas e consequente o fazer pedagógico Considerações Finais: Por fim, pode-se constatar que as ações do projeto são importantes para refletirmos sobre a história e suas abordagens em sala de aula, que colaborem para a conscientização e responsabilidade social.

 


Palavras-chave


Epistemicídio; Tecnologias africanas; Educação étnico-racial;

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