Projeto De Extensão: Formação De Agentes De Educação Patrimonial

Emilly Beatriz Da Silva Barros, Márcia Farias de Oliveira e Sá, Pedro Elias Farias E Sá, Vitor Hugo Gomes De Menezes

Resumo


Introdução: As pesquisas desenvolvidas acerca do patrimônio material no Sertão, revelam partes da memória das produções humanas em diversos tempos históricos. A percepção desta memória histórica contribui de forma decisiva para a construção da identidade cultural. Como forma de divulgação das pesquisas desenvolvidas na área, este projeto pretende formar agentes de Educação Patrimonial nos mais diversos lugares, gerando discussões sobre a história dos lugares e fortalecendo os laços com a comunidade Objetivos: intuito do projeto é a formação um grupo de sujeitos que possam desenvolver ações de educação patrimonial nos lugares onde atuam, seja de modo formal ou informal. Metodologia: Para Paulo Freire, a educação acontece através do diálogo entre os sujeitos. Nessa perspectiva a metodologia desse curso seguirá o viés do diálogo. Pinçando elementos de Horta (1999) de percepção, analise e interpretação das manifestações culturais presentes no entorno das cidades, o curso acontecerá de forma online, os conteúdos criados são hospedados na plataforma do google sala de aula e os encontros presencias ocorrem na plataforma do google Meet Resultados: Devido a pandemia o curso foi ofertado de forma online, desse modo os cursistas são dos mais variados lugares, o mesmo apresenta um total de 9 módulos, sendo que 4 desses já foram apresentados. Para cada modulo foi produzido um material de estudo e uma atividade, que foram disponibilizadas no Google Classroom. As aulas tem duração de 1h a 2h, sendo elas gravadas e postadas na plataforma. São nas aulas onde ocorre a discursão sobre o conteúdo e o material de estudo Considerações Finais: O projeto ainda está em andamento, porem os cursistas estão animados com o progresso do curso. Grande parte dos inscritos está participando das aulas e já possuem um conhecimento acadêmico avançado sobre patrimônio, e mesmo aqueles que não possuem demonstram estarem aprendendo, dito isso, as aulas tem ocorrido de forma bem dinâmica, os cursistas estão ora no papel de alunos ora de preceptores. 


Palavras-chave


patrimônio, educação patrimonial, museologia, memoria.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Emilly Beatriz Da Silva Barros, Márcia Farias de Oliveira e Sá, Pedro Elias Farias E Sá, Vitor Hugo Gomes De Menezes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.