O Primeiro Passo Para Resgatar O Uso De Plantas Medicinais: Distribuição De Mudas
Resumo
Introdução: As plantas medicinais utilizadas pela tradicionalmente pela população em suas necessidades básicas de saúde, em função da facilidade de acesso e do baixo custo, atualmente vem ocupando espaços em quintais de residências, creche, escolas e associações, com isto há uma grande busca por mudas de espécies medicinais, a comercialização destas mudas em Petrolina ou cidades próximas é escassa ou inexistente. Objetivos: este projeto tem como objetivo a produção de mudas plantas medicinais para distribuição nas comunidades, instalações de hortas medicinais e para atender projetos desenvolvidos do Horto Medicinal Orgânico. Metodologia: As espécies medicinais foram selecionadas segundo com sua ação fitoterápica e propagadas sexuadamente (sementes) ou assexuadamente (estaquia, divisão de touceira ou mergulhia). Métodos de controle de plantas daninhas foi realizado a capina manual diária com auxílio de enxada e enxadeco. Foi feita a Instalação de viveiro no Horto Medicinal Orgânico do Campus Petrolina Zona Rural. Resultados: Após atingirem tamanho ideal, as plantas medicinais foram distribuídas para instalação de uma horta medicinal na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gildevania de Oliveira Silva – Núcleo 5, projeto Senador Nilo Coelho - Petrolina, para a formação de um banco de germoplasma, para o Relógio do Corpo Humano com plantas medicinais e para implantação de hortas verticais, para a instalação de um jardim com medicinais apícolas no setor de apicultura do CPZR e para distribuição a comunidade local. Considerações Finais: A confecção de mudas de plantas medicinais tem que ser uma prática contínua e diária. Foram distribuídas em 4 meses cerca de 500 mudas. As plantas medicinais é uma alternativa viável economicamente para a diversificação nas pequenas propriedades rurais e nos Campus, a implantação de um laboratório vivo para realização das aulas práticas, servindo como um agente multiplicador.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Lígia Emanuela Viana de Souza, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, Valmir Nogueira de Souza, Adelmo Carvalho Santana
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.