Robótica Educacional

Daniel Jacó dos Santos Pereira, Mabele de Jesus Santos, Shayane de Oliveira Moura, Larissa Barros Souza, Lucas Lins de Oliveira

Resumo


Introdução: A robótica educacional é algo eficaz para o ensino que promove multidisciplinarmente uma inclusão digital para diversas áreas, afinal, atualmente, todos nós dependemos diretamente de artifícios tecnológicos, máquinas, aplicativos e ensinar isso para os jovens desde a escola é essencial para a preparação em protagonismo a criação de tais coisas, todavia, as dificuldades para elaborar o ensino são diversas, complicações orçamentárias, intelectuais e outras demais. Objetivos: Com o objetivo de disseminar informação e dar possibilidade a uma maior inclusão digital, o projeto tem como alvo realizar um curso de robótica com o Lego Mindstorms EV3 e o Lego Mindstorms instituições, até mesmo o próprio Instituto Federal da cidade de Ouricuri. Metodologia: Realizamos isso formatando o curso e a oficina de robótica Educacional na escola Fernando Bezerra EREM Ouricuri-PE, com o uso de kits do Lego Mindstorms e NXT, definimos horários, datas e o funcionamento de acordo com os cuidados a respeito do covid-19, aplicamos o curso à 30 alunos, fazendo blocos de 10 alunos por semana para atividades presenciais. E no modo remoto a parte teórica com 30 alunos. Mantivemos o so instagram do grupo para dúvidas e divulgação do trabalho.Resultados Resultados: Os alunos trabalhados na Oficina realizada no EREM estão aptos à continuação da Oficina dentro do seu conjunto, podendo repassar o que foi aplicado para a turma que não pode participar devido a limites de alunos por precaução ao covid-19. Capacitamos também eles para participar de competições em robótica. E outro resultado importante foi a motivação dos alunos em estudar e aprimorar-se nas outras disciplinas. A professora da escola EREM relatou que o rendimento escolar dos alunos aumentaram. Considerações Finais: Com a aplicação da robótica educacional no ensino podemos perceber resultados multidisciplinares, tendo em visto que os que participaram tiveram bons resultados em suas devidas avaliações, com a robótica auxiliando e trabalhando o raciocínio lógico, além de aumentar as chances de entradas dos mesmo em áreas relacionadas à robótica, tendo em visto que o mundo atual vem utilizando cada vez mais o uso de tecnologias.Outro aspecto super relevante é a parceria entre o Instituto e a comunidade. 


Palavras-chave


Robótica, ensino, Educação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Daniel Jacó dos Santos Pereira, Mabele de Jesus Santos, Shayane de Oliveira Moura, Larissa Barros Souza

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.