Renovalab: Revitalização Dos Laboratórios De Informática Nas Escolas Públicas De Salgueiro-PE E Parnamirim-PE, Parados Por Falta De Manutenção
Resumo
Introdução: Os laboratórios de informática estão presentes na infraestrutura de muitas escolas públicas. Sua importância é notória no processo de aprendizagem do aluno, no entanto, muitas vezes eles são parados pela falta de manutenção nos equipamentos. Devido a este problema, foi criado o RenovaLab, um projeto de extensão que disponibiliza serviços de manutenção preventiva e corretiva dos computadores nos laboratórios das escolas públicas na cidade de Salgueiro-PE e Parnamirim-PE. Objetivos: O objetivo principal desse projeto é a revitalização dos laboratórios de informática nas escolas públicas de Salgueiro-PE e Parnamirim-PE que estão parados por falta de manutenção. Com isso, pretende-se também, conscientizar os usuários da importância deste local para o ensino/aprendizagem dos alunos, pois o mundo está cada vez mais tecnológico, mas, muitas famílias ainda não têm acesso as tecnologias criadas, sendo a escola uma alternativa para essas pessoas usufruírem desse acesso. Metodologia: O projeto aconteceu seguindo a seguinte metodologia: 1. Revisão bibliográfica sobre a temática de manutenções de computadores; 2. Parceria com escolas públicas; 3. Visita na escola uma vez por semana (seguindo as normas da OMS - Organização Mundial da Saúde) para avaliação do ambiente e do estado dos equipamentos; 4. Serviços de manutenção preventiva e corretiva na parte do hardware; 5. Serviços de manutenção na parte lógica (softwares) dos equipamentos. Resultados: Os resultados obtidos foram positivos, embora, apenas duas das três escolas previstas, foram atendidas. O motivo principal que limitou o desenvolvimento do projeto ainda foi o estado de pandemia, bem como a limitação de veículo durante este período. As escolas atendidas foram a EREM Odorico Melo com um total de 5 computadores de mesa e 16 tablets do governo; e a escola Euclides da cunha com 6 computadores de mesas e 10 tablets do governo, todos reparados e funcionando perfeitamente. Considerações Finais: Em virtude do que foi evidenciado, o projeto foi realizado com sucesso, por mais que, a pandemia tenha influenciado na participação de uma das escolas parceiras, mas o resultado foi benéfico para as escolas atendidas, que classificou o IF Sertão como parceiro e facilitador na implementação do projeto que contribuiu para o ensino aprendizagem de vários alunos da comunidade. Atrelado a isso, a experiência adquirida do bolsista na área de montagem e manutenção de computadores para projetos futuros.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 João Augusto Gomes da Silva, Augusto Coimbra Costa Pinto
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.