Letramento Digital: Realização De Palestras E Oficinas Sobre As Tics Em Escolas Públicas De Salgueiro-PE E Terra Nova-PE.

Alyne Natyelle Freire de Menezes Pires, Augusto Coimbra Costa Pinto

Resumo


Introdução: O progressivo avanço tecnológico decorrente de anos de procura pelo conforto e facilidade a todos é notável por qualquer um. Apesar disso, poucas pessoas possuem o conhecimento necessário para usufruir dos mesmos. Por esse motivo, se faz necessário o ensino e preparo da população para a utilização das tecnologias que estão cada vez mais presentes nos diversos âmbitos, seja educacional e/ou profissional, principalmente se considerarmos o período de isolamento que estamos vivendo. Objetivos: Este projeto tem como objetivo ensinar, através de palestras e oficinas, conceitos básicos da informática para estudantes de escolas públicas das cidades de Salgueiro-PE e Terra Nova-PE, de forma remota e facultativa. Apesar de possuir um público-alvo já citado anteriormente, as aulas também foram disponibilizadas na plataforma do Youtube para acesso da comunidade em geral. Metodologia: A execução se deu por meio de vídeo aulas para exposição do conteúdo e transmissões ao vivo para sanar dúvidas e ampliar conhecimentos. Foram abordados os tópicos: Partes do computador; internet e suas principais ferramentas; aplicativos para reuniões on-line; ferramentas para produção e leitura de textos, slides e planilhas; dispositivos de armazenamento local e em nuvem; apresentações dinâmicas e podcasts; programas para compartilhamento e edição de imagem e vídeo e segurança da informação. Resultados: Ao final, realizaram-se 10 aulas compostas de um vídeo e uma transmissão ao vivo. Foram contactadas duas escolas, que aceitaram a proposta, porém foi observada pouca participação dos estudantes, mesmo após tentativas de chamar mais atenção destes. Notou-se, todavia, que os envolvidos conseguiram compreender o conteúdo com certa facilidade. Também ficou perceptível, por meio de uma pesquisa rápida, que estes se interessaram na área e gostariam de mais oportunidades como esta. Considerações Finais: Durante a execução do projeto, foram encontradas algumas dificuldades, principalmente no formato de ensino remoto. Percebeu-se que não houve muito comprometimento do público-alvo, apesar de toda a divulgação feita e dos meios utilizados para tornar a aula mais lúdica. Além disso, houve alguns contratempos na questão de conciliação entre escola e projeto, o que causou alguns atrasos, mas que logo foram retificados. Ademais, tudo ocorreu como planejado e os objetivos foram alcançados. 




Palavras-chave


Letramento digital; informática; ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Alyne Natyelle Freire de Menezes Pires, Augusto Coimbra Costa Pinto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.