Física no Sertão Pernambucano
Resumo
Introdução: As áreas da ciência, em particular a Física, em meus anos como professora, se apresentaram como uma área muito distante dos meus estudantes, que sempre estavam reclamando dos difíceis cálculos, ou ainda, da falta de proximidade com a realidade. Mas o que é essa natureza? Por que ela está tão distante dos nossos estudantes? Neste olhar iremos abordar a Física sob a ótica de temas do nosso Sertão, proporcionando uma aproximação da comunidade com a Física. Objetivos: O objetivo primordial é atingir a população geral da região sobre a importância da ciência, a Física, e como ela se encontra em nosso cotidiano. Como a ideia geral é criar um canal para mídias, pretende-se explorar, inicialmente, todos os temas, elaborando roteiros, aprimorando o conhecimento dos temas e agregando valor. Para cada tema haverá um roteiro pré-estabelecido e deverá ser publicado no instagram, cujo nome será “Física no Sertão Pernambucano” Metodologia: Inicialmente, deve-se implementar um canal no instagram, assim como estudar qual será o seu layout, pois devemos entender que precisamos ver como chamar atenção do público geral. Posteriormente, serão elaborados os roteiros de cada tema. A ideia é fazer postagem associados a cada tema. Assim sendo, teremos uma apresentação do tema, vídeos, produção de conteúdo didático. Tudo com a finalidade de deixar o conteúdo dinâmico, sem perder o foco: deixar as pessoas informadas acerca do tema trabalhado. Resultados: Divulgamos o ensino de Física nas redes sociais, no caso no instagram de forma bem didática; Estudamos o sertão, sua importância e contribuição para ciência. Desmistificamos a ideia evocada sobre o sertão brasileiro. Elaboramos uma nova ferramenta pedagógica para o ensino de Física, em tempos difíceis; Mostramos a física do cotidiano sertanejo.
Considerações Finais: Obtivemos um maior conhecimento adquirido pelo público, tanto na disciplina de física quanto na realidade social do sertão; Incentivamos a valorização da região e do desenvolvimento para a ciência; Demos uma nova perspectiva sobre essa região; Adicionamos uma sugestão de metodologia para o ensino da física e divulgamos a nossa instituição, a qual tem o papel de desenvolver ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Karllen Lays Diniz Sousa, Mabele de Jesus Santos, Lívia Araújo Gomes, Maria Cassandra S. Alencar
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.