Física no Sertão Pernambucano

Karllen Lays Diniz Sousa, Mabele de Jesus Santos, Lívia Araújo Gomes, Maria Cassandra S. Alencar, João Humberto Aires Pedroza Jr

Resumo


Introdução: As áreas da ciência, em particular a Física, em meus anos como professora, se apresentaram como uma área muito distante dos meus estudantes, que sempre estavam reclamando dos difíceis cálculos, ou ainda, da falta de proximidade com a realidade. Mas o que é essa natureza? Por que ela está tão distante dos nossos estudantes? Neste olhar iremos abordar a Física sob a ótica de temas do nosso Sertão, proporcionando uma aproximação da comunidade com a Física. Objetivos: O objetivo primordial é atingir a população geral da região sobre a importância da ciência, a Física, e como ela se encontra em nosso cotidiano. Como a ideia geral é criar um canal para mídias, pretende-se explorar, inicialmente, todos os temas, elaborando roteiros, aprimorando o conhecimento dos temas e agregando valor. Para cada tema haverá um roteiro pré-estabelecido e deverá ser publicado no instagram, cujo nome será “Física no Sertão Pernambucano” Metodologia: Inicialmente, deve-se implementar um canal no instagram, assim como estudar qual será o seu layout, pois devemos entender que precisamos ver como chamar atenção do público geral. Posteriormente, serão elaborados os roteiros de cada tema. A ideia é fazer postagem associados a cada tema. Assim sendo, teremos uma apresentação do tema, vídeos, produção de conteúdo didático. Tudo com a finalidade de deixar o conteúdo dinâmico, sem perder o foco: deixar as pessoas informadas acerca do tema trabalhado. Resultados: Divulgamos o ensino de Física nas redes sociais, no caso no instagram de forma bem didática; Estudamos o sertão, sua importância e contribuição para ciência. Desmistificamos a ideia evocada sobre o sertão brasileiro. Elaboramos uma nova ferramenta pedagógica para o ensino de Física, em tempos difíceis; Mostramos a física do cotidiano sertanejo. 

 Considerações Finais: Obtivemos um maior conhecimento adquirido pelo público, tanto na disciplina de física quanto na realidade social do sertão; Incentivamos a valorização da região e do desenvolvimento para a ciência; Demos uma nova perspectiva sobre essa região; Adicionamos uma sugestão de metodologia para o ensino da física e divulgamos a nossa instituição, a qual tem o papel de desenvolver ensino, pesquisa e extensão. 


Palavras-chave


Ensino de Física, Física do cotidiano e Educação Contextualizada.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Karllen Lays Diniz Sousa, Mabele de Jesus Santos, Lívia Araújo Gomes, Maria Cassandra S. Alencar

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.