Instalação de Horta Medicinal Organica na UNIDADE BASICA DE SAUDE (OBS) “Gildevania de Oliveira” do Núcleo 05 - Projeto Senador Nilo Coelho - Petrolina PE

Gabriel Anastácio Barros Lima, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar

Resumo


Introdução: O uso das plantas medicinais aliado ao tratamento de doenças é uma das práticas mais antigas passadas de geração a geração, desta forma o emprego de Hortos medicinais se faz necessario. Desde a implantação, o cuidado e manejo, e o beneficiamento das espécies presentes neste Horto é de suma importância. O fortalecimento do uso das fontes naturais, a disseminação do conhecimento e das praticas agroecologicas, e o cuidado com as espécies tem se mostrado de grande valia. Objetivos: Instalar uma horta medicinal orgânica na Unidade de Básica de Saúde (UBS) “Gildevania de Oliveira” do Núcleo 05-Projeto Senador Nilo Coelho – Petrolina/PE, visando produzir matéria prima para os fitoterápicos e remédios caseiros. Metodologia: Os canteiros foram instalados, com dimensões e preparo do solo de acordo com a seleção das espécies. As mudas plantadas foram adquiridas no Horto Medicinal Orgânico do Campus Petrolina Zona Rural, e foram selecionadas mudas de acordo com as necessidades da UBS. O plantio foi seguindo as normas técnicas previstas para cada espécie. Foi utilizado cobertura morta para os canteiros. No beneficiamento as plantas que obtiverem maior biomassa foram utilizadas de acordo com a necessidade do uso. Resultados: Com canteiros finalizados e espécies plantadas, adubadas com torta de mamona, foram feitas palestras aos agentes e trabalhadores da UBS, compartilhando conhecimento de cada espécie, de como maneja-las e beneficia-las Considerações Finais: Espera-se que a partir do conhecimento compartilhado, os moradores do Núcleo 05 possam se beneficiar dos poderes medicinais destas espécies, e também possam ter cuidado no manejo das mesmas. Que essa implantação possa auxiliar a UBS e seus agentes, e que seja mais uma fonte de saúde para a população. 


Palavras-chave


Implantação; Horto Medicinal; Saúde; Manejo..

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Gabriel Anastácio Barros Lima, Flávia Cartaxo Ramalho Vilar

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.