Oficina Do Saber Criativo: Ensino-Aprendizagem De Arquitetura E Urbanismo Para Crianças

Edinayanny Teônas Ferreira e Silva, Yanne Pereira de Andrade Santos, Maria Izabel Rego Cabral, Marcelo Anderson Batista dos Santos

Resumo


Introdução: De acordo com especialistas, a personalidade das crianças é formada desde o início do seu processo de educação contribuindo para o seu desenvolvimento. Desta forma, é importante iniciar na educação infantil o ensino a respeito das cidades para que essa formação crítica esteja presente nas gerações futuras. Neste sentido, este projeto tem como intuito contribuir para a formação de cidadãos críticos e sensíveis no que diz respeito ao uso do espaço urbano. Objetivos: O presente projeto teve como objetivo principal estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas e afetivas necessárias para o uso do espaço e para a construção de uma cidade mais humana. Metodologia: A metodologia adotada contemplou procedimentos exploratórios e experimentais quanto à execução das oficinas, testando conceitos e atividades lúdicas. Por meio das seguintes etapas metodológicas: 1– Revisão bibliográfica; 2– Discussão e especificação dos temas; 3– Elaboração dos cursos; 4– Planejamento das aulas; 5– Elaboração do material didático; 6– Gravação e Edição de Vídeos; 7– Correção das atividades e suporte (inclusive tecnológico) aos pais que estavam realizando as atividades de casa. Resultados: Como resultados, optou-se pelo formato de aulas gravadas de curta duração onde os pais podem escolher o melhor horário para praticarem as atividades com os seus pequenos. Buscando chegar a um maior número de crianças optou-se por disponibilizar as aulas e material do projeto em plataforma própria, no Youtube e nas redes sociais dos autores. As aulas focaram na apresentação de projetos urbanísticos utilizando como principal referência o livro: Casa Cadabra - Cidades para Brincar. Considerações Finais: Por fim, pode-se afirmar que o formato adotado para a execução do projeto conseguiu alcançar um maior número de participantes, contribuindo para o entretenimento das crianças ao mesmo tempo que aumentou o vínculo afetivo na família por meio do desenvolvimento de atividades lúdicas. Além disso, a apresentação dos projetos urbanos reais contribuiu para despertar a curiosidade das crianças com relação aos espaços urbanos de suas cidades, auxiliando na formação de cidadãos críticos e atuantes. 


Palavras-chave


Arquitetura para crianças; Educação infantil; Cidades humanas; Urbanismo para crianças..

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