A Ludicidade E As Diversas Linguagens Como Possibilidade De Melhoria Da Aprendizagem De Crianças Da Rede Municipal De Ensino De Floresta – PE

Ana Beatriz Carvalho Alves, Rosineuman de Souza Soares Leal, Ailla Kely de Souza Santos

Resumo


Introdução: O projeto  propõe a vivência de atividades lúdicas no espaço da escola, associadas às diversas linguagens, com vistas à melhoria da aprendizagem das crianças. A ludicidade favorece o desenvolvimento infantil, nos mais variados aspectos, possibilitando a construção de aprendizagens significativas, e pode ser potencializada através das diversas linguagens, as quais  estão na base da relação do sujeito com o outro e com o conhecimento e, como tal, podem  contribuir para o êxito escolar. Objetivos: GERAL: Oportunizar a vivência de práticas lúdicas, de forma colaborativa e associada  a diversas linguagens, para ampliar as possibilidades de relação com o outro e com o conhecimento, promover o exercício da criatividade,  da criticidade e do protagonismo, e contribuir para a melhoria da aprendizagem. ESPECÍFICO: Promover oficinas, rodas de leitura, sessão de filme, jogos e brincadeiras, dentre outras práticas que promovam processos significativos de aprendizagem e o êxito escolar das crianças. Metodologia: As ações adotam o princípio do trabalho colaborativo, com acompanhamento sistemático das atividades (reuniões, registros escritos)  de modo a  desconstruir e reconstruir os caminhos traçados, com vistas à minimização de obstáculos e obtenção de resultados satisfatórios.  As atividades priorizam o formato do trabalho em grupo, na forma de oficinas (música, dança, brinquedos), rodas de leitura, sessão de cinema, contação de histórias etc, com foco no protagonismo infantil e na interatividade. Resultados: Resultados Esperados: Fortalecimento da aprendizagem  das crianças, evidenciada através de níveis mais elevados de desempenho escolar; desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à vida pessoal e social; melhoria da participação e da interação  nos grupos em que as crianças estão inseridas. Resultados obtidos:  interação e colaboração das famílias; melhoria na leitura de algumas crianças; grande interesse e participação das crianças; receptividade positiva em nível municipal.  Considerações Finais: Como o projeto está em execução, não se pode afirmar que os resultados esperados tenham sido alcançados. Até então, alguns pontos positivos podem ser mencionados: participação e envolvimento das famílias, perspectiva de continuidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, necessidade de envolvimento das crianças em atividades dessa natureza. As atividades com os alunos foram realizadas de forma remota, tendo ficado para o mês de agosto a vivência de atividades presenciais. 


Palavras-chave


Ludicidade, Linguagens, Melhoria da aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ana Beatriz Carvalho Alves, Rosineuman de Souza Soares Leal, Ailla Kely de Souza Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.