A Ludicidade E As Diversas Linguagens Como Possibilidade De Melhoria Da Aprendizagem De Crianças Da Rede Municipal De Ensino De Floresta – PE
Resumo
Introdução: O projeto propõe a vivência de atividades lúdicas no espaço da escola, associadas às diversas linguagens, com vistas à melhoria da aprendizagem das crianças. A ludicidade favorece o desenvolvimento infantil, nos mais variados aspectos, possibilitando a construção de aprendizagens significativas, e pode ser potencializada através das diversas linguagens, as quais estão na base da relação do sujeito com o outro e com o conhecimento e, como tal, podem contribuir para o êxito escolar. Objetivos: GERAL: Oportunizar a vivência de práticas lúdicas, de forma colaborativa e associada a diversas linguagens, para ampliar as possibilidades de relação com o outro e com o conhecimento, promover o exercício da criatividade, da criticidade e do protagonismo, e contribuir para a melhoria da aprendizagem. ESPECÍFICO: Promover oficinas, rodas de leitura, sessão de filme, jogos e brincadeiras, dentre outras práticas que promovam processos significativos de aprendizagem e o êxito escolar das crianças. Metodologia: As ações adotam o princípio do trabalho colaborativo, com acompanhamento sistemático das atividades (reuniões, registros escritos) de modo a desconstruir e reconstruir os caminhos traçados, com vistas à minimização de obstáculos e obtenção de resultados satisfatórios. As atividades priorizam o formato do trabalho em grupo, na forma de oficinas (música, dança, brinquedos), rodas de leitura, sessão de cinema, contação de histórias etc, com foco no protagonismo infantil e na interatividade. Resultados: Resultados Esperados: Fortalecimento da aprendizagem das crianças, evidenciada através de níveis mais elevados de desempenho escolar; desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à vida pessoal e social; melhoria da participação e da interação nos grupos em que as crianças estão inseridas. Resultados obtidos: interação e colaboração das famílias; melhoria na leitura de algumas crianças; grande interesse e participação das crianças; receptividade positiva em nível municipal. Considerações Finais: Como o projeto está em execução, não se pode afirmar que os resultados esperados tenham sido alcançados. Até então, alguns pontos positivos podem ser mencionados: participação e envolvimento das famílias, perspectiva de continuidade em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, necessidade de envolvimento das crianças em atividades dessa natureza. As atividades com os alunos foram realizadas de forma remota, tendo ficado para o mês de agosto a vivência de atividades presenciais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Ana Beatriz Carvalho Alves, Rosineuman de Souza Soares Leal, Ailla Kely de Souza Santos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.