I Feira de Ciências do IFSertãoPE - Campus Petrolina

Lucas Santos Goudinho, Daniel Berg de Amorim Lima, Bruno Gomes da Costa, Marcos Antônio Pinto Ribeiro

Resumo


Introdução: As ações desse projeto visam oportunizar ao público o acesso à produção científica e tecnológica, possibilitando uma troca de vivências e experiências na construção de novos conhecimentos, proporcionando um aprendizado de melhor qualidade aos jovens alunos. Este encontro reunirá as escolas públicas municipais, estaduais e federais participantes do projeto, promovendo a troca de experiências na culminância do projeto, que se dará através de exposições de materiais didáticos de forma remota. Objetivos: Promover nos discentes a busca pelo método científico seja de forma direta ou indireta, com o objetivo final de elevação do conteúdo teórico de forma prática e expositiva para beneficiar principalmente às pessoas que o envolvem no cotidiano, aborda ou aplica o tema científico de forma mais próxima a sua realidade. Metodologia: O projeto está sendo desenvolvido seguindo as seguintes atividades principais: reunião com representantes e gestores das unidades escolares; divulgação inicial nas escolas da cidade; encontros periódicos com os participantes do projeto; abertura das inscrições com a divulgação do regulamento da competição; seleção e divulgação dos projetos deferidos; realização da I Feira de Ciências do IFSertaoPE – campus Petrolina, que acontecerá de forma remota. Resultados: Espera-se que a feira de ciência atravesse a barreira da metodologia padrão, e envolva a sociedade como um todo, que cumpra a melhor conceituação da avaliação (questionário) e que acima de tudo seja um atributo valioso para a divulgação científica, o ensino de ciência e uma ótima metodologia para aprendizado coletivo. Considerações Finais: Espera-se que este projeto contribua para a melhoria da qualidade do ensino, apresentando a ciência como processo de observação, curiosidade e experimentação aos jovens e professores do Ensino Fundamental e Médio das instituições de ensino do Vale do São Francisco.

Palavras-chave


Educação; Feira de Ciências e Divulgação Científica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Lucas Santos Goudinho, Daniel Berg de Amorim Lima, Bruno Gomes da Costa, Marcos Antônio Pinto Ribeiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.