EDUCAÇÃO MUSICAL NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: relato de experiência na educação básica.

Jennipher Jemima Ribeiro de Lima Felix, Adelson Aparecido Scotti

Resumo


Introdução: O presente resumo trata de uma experiência no estágio supervisionado realizado em 2020, em escola pública de educação básica, na disciplina de artes. Os temas abordados durante as aulas foram assuntos fundamentais para o início dos estudos musicais, como altura, intensidade, timbre e duração. O estágio aconteceu no Colégio Estadual Lomanto Júnior, localizado em Juazeiro/BA, com um público de cerca de 200 alunos com faixa etária entre 11 a 20 anos, de maneira presencial.  Objetivos: O objetivo das aulas foi conhecer conceitos básicos sobre música e som tais como melodia, harmonia, ritmo, altura, intensidade, duração e timbre. Metodologia: As aulas foram ministradas nas turmas do 8º e 9º anos do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Foram trabalhados os mesmos assuntos nas turmas, porém com enfoques diferentes. No 8º ano focando na melodia e na prática do solfejo. No 9º ano focalizando na leitura de partitura não convencional para o solfejo rítmico. No 1º ano a abordagem foi semelhante ao 9º, mas demonstrando as diversas possibilidades que a música oferece. Foram apresentados instrumentos como, violão, escaleta e flauta. Resultados: No decorrer do estágio, o planejamento precisou ser ajustado devido à dinâmica de cada  turma. As turmas dos 8ºs anos se adaptaram melhor ao que tinha sido planejado. Assim, as modificações foram feitas nas abordagens das aulas para que houvesse melhor estímulo na participação dos alunos. De maneira geral, os alunos tiveram uma boa aceitação dos assuntos trabalhados e das atividades realizadas, o que foi demonstrado a partir da participação das turmas. Considerações Finais: A partir dessa experiência, é possível dizer que os maiores desafios ficaram por conta do desânimo e falta de disciplina de alguns alunos. Vale ressaltar a importância e a obrigatoriedade estabelecida por lei do ensino de música na educação básica. Por fim, que a escola esteja aberta para os professores em formação, proporcionando uma experiência de estagiar com música nas escolas.

Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Aula de música na educação básica; Educação Musical.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jennipher Jemima Ribeiro de Lima Felix, Adelson Aparecido Scotti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.