Uma Nova Metodologia Para O Ensina Da Química: Universo Geek

José Carlos Passos Paiva de Sá, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Isac Newton Rocha Almeida, Geovana Callou Passos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Resumo


Introdução: Buscando uma metodologia para o ensino de química e visando despertar um maior interesse dos alunos pela disciplina, muitas ferramentas didáticas tem sido testadas. A partir do conhecimento de conceitos químicos em séries e filmes e da necessidade ainda maior da inserção virtual no sistema de ensino aprendizagem, o uso do universo geek pode ser uma excelente opção de ferramenta metodológica para o ensino de química; uma cultura baseada em ficção científica e super heróis (OLIVEIRA, 2019). Objetivos: Ensinar o conteudo programático de química, Lei de Lavoisier, estados físicos da matéria, funções químicas, lei da conservação da matéria e radioatividade, utilizando o universo geek como ferramenta pedagogica para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos do Ensino Médio. Metodologia: Os encontros foram de trinta minutos pela plataforma Google Meet, na turma do 2º ano da Escola de Referencia em Ensino Médio Gercino Coelho, em Petrolina-PE. Inicialmente foram selecionados animes que abordavam os assuntos de química, para montagem de slides e vídeos e utilizou-se o Google Formulários para coleta de informação do conhecimento da turma sobre a cultura geek e de química, nos pré-teste e pós teste. Ao final da execução do projeto foi disponibilizado um espaço para feedback. Resultados: Apesar do atual cenário de pandemia que ocasionou o ensino remoto, os resultados do projeto foram positivos. Através de uma comparação das respostas do pré-teste e pós teste, ocorreu um aumento de 11,6% de acerto e poucos alunos demonstraram ter duvidas a cerca do que foi abordado. Sobre o feedback solicitado aos alunos, todos demonstraram satisfação sobre o ensino utilizando o universo geek, e passaram a perceber como a química está presente nos animes. Considerações Finais: Foi bastante gratificante concluir que a metodologia de ensino utilizada despertou nos alunos a ciência de que a química está muito presente em suas vidas e que os objetivos do projeto foram alcançados com sucesso, apesar das limitações do ensino remoto.


Palavras-chave


Ensino; Química; Cultura Geek.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 José Carlos Passos Paiva de Sá, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Isac Newton Rocha Almeida, Geovana Callou Passos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.