A Química Da Marvel: Homem De Ferro II.
Resumo
Introdução: Inovar o ensino de química tem sido uma preocupação de muitos professores. Na busca de recursos didáticos, muito temos ouvido falar sobre os recursos audiovisuais. Trata-se de uma ferramenta que dentre outros instrumentos utiliza filmes, e que tem demonstrado ser um facilitador de conhecimento, pois engloba a realidade pessoal com o meio externo (ARROIO, 2007). Objetivos: Regido pelo tema gerador A Química em Séries de TV e Filmes, o trabalho teve como objetivo reconhecer os elementos da Tabela Periódica, identificar as principais propriedades periódicas, e as consequências da utilização dos elementos químicos na saúde e meio ambiente, como também conhecer a evolução dos modelos atômicos sob um olhar da obra cinematográfica Homem de Ferro II (2010). Metodologia: O projeto foi executado na turma do 2ºano da Escola de Referência em Ensino Médio Gercino Coelho - EREMGC, da cidade de Petrolina-PE. Ao todo foram realizados sete encontros expositivos e dialogados, de trinta minutos cada. Após a apresentação da proposta do projeto, o filme foi transmitido para que os alunos identificassem as cenas em que acorre abordagem de química. Na sequência os conteúdos foram ministrados e como método de avaliação foram aplicados dois questionários (inicial e final). Resultados: Obtivemos o dobro de respostas no questionário final (10 respostas), em relação ao questionário inicial (5 respostas). Além disso, identificamos que os alunos aprenderam do conteúdo de química, pois após o processo eles conseguiram claramente relacionar o holograma projetado no filme com o modelo atômico de Rutherford, o que não aconteceu na primeira aplicação, mas sim uma notória dificuldade em identificar conceitos de química nas cenas do filme. Considerações Finais: Com esse projeto foi possível concluir que o interesse dos alunos pelas aulas está diretamente ligado ao modo como os conteúdos são abordados. Apesar da dificuldade de termos que lidar com o ensino remoto, o recurso audiovisual filme ajudou a quebrar o desinteresse por parte dos alunos, diante do novo contexto de ensino-aprendizagem. Tivemos uma experiência grandiosa por superarmos a dificuldade do ensino de química, somado às dificuldades do ensinar em meio ao isolamento social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Érica Sabrina Ferreira da Silva, Mirelly de Lima Rodrigues, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.