A Química Da Marvel: Homem De Ferro II.
Resumo
Introdução: Inovar o ensino de química tem sido uma preocupação de muitos professores. Na busca de recursos didáticos, muito temos ouvido falar sobre os recursos audiovisuais. Trata-se de uma ferramenta que dentre outros instrumentos utiliza filmes, e que tem demonstrado ser um facilitador de conhecimento, pois engloba a realidade pessoal com o meio externo (ARROIO, 2007). Objetivos: Regido pelo tema gerador A Química em Séries de TV e Filmes, o trabalho teve como objetivo reconhecer os elementos da Tabela Periódica, identificar as principais propriedades periódicas, e as consequências da utilização dos elementos químicos na saúde e meio ambiente, como também conhecer a evolução dos modelos atômicos sob um olhar da obra cinematográfica Homem de Ferro II (2010). Metodologia: O projeto foi executado na turma do 2ºano da Escola de Referência em Ensino Médio Gercino Coelho - EREMGC, da cidade de Petrolina-PE. Ao todo foram realizados sete encontros expositivos e dialogados, de trinta minutos cada. Após a apresentação da proposta do projeto, o filme foi transmitido para que os alunos identificassem as cenas em que acorre abordagem de química. Na sequência os conteúdos foram ministrados e como método de avaliação foram aplicados dois questionários (inicial e final). Resultados: Obtivemos o dobro de respostas no questionário final (10 respostas), em relação ao questionário inicial (5 respostas). Além disso, identificamos que os alunos aprenderam do conteúdo de química, pois após o processo eles conseguiram claramente relacionar o holograma projetado no filme com o modelo atômico de Rutherford, o que não aconteceu na primeira aplicação, mas sim uma notória dificuldade em identificar conceitos de química nas cenas do filme. Considerações Finais: Com esse projeto foi possível concluir que o interesse dos alunos pelas aulas está diretamente ligado ao modo como os conteúdos são abordados. Apesar da dificuldade de termos que lidar com o ensino remoto, o recurso audiovisual filme ajudou a quebrar o desinteresse por parte dos alunos, diante do novo contexto de ensino-aprendizagem. Tivemos uma experiência grandiosa por superarmos a dificuldade do ensino de química, somado às dificuldades do ensinar em meio ao isolamento social.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Érica Sabrina Ferreira da Silva, Mirelly de Lima Rodrigues, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.