Cinema E Sua Íntima Relação Com A Química.
Resumo
Introdução: Considerando as lacunas existentes no ensino-aprendizagem de química e a precarização do ensino científico, que se justifica desde a descoberta do Brasil, em que os jesuítas trouxeram uma carga educacional apenas de língua portuguesa, matemática e religião, tendo assim, o ensino de ciências inserido na grade curricular somente em 1930; à vista disso, metodologias de ensino de química tem sido investigadas, com a intenção de facilitação do entendimento da disciplina e interesse pela mesma. Objetivos: Conhecer acerca do cinema e sua relação com a química, evidenciando de forma esquematizada a historicidade da cinematografia, introdução a química e reações químicas inorgânicas. Metodologia: Ação interativa, de abordagem qualitativa, através de metodologias ativas de aprendizagem, na promoção da participação de todos os envolvidos, mesmo diante do atual cenário de pandemia. A execução se deu com a realização de pré-teste, aulas téoricas, elaboração e visualização de experimentos, avaliações periódicas, pós-teste e feedback do trabalho, na turma do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Gercino Coelho - EREMGC, em Petrolina-PE. Resultados: Inicialmente os alunos demonstraram dificuldades em relação aos conceitos básicos de química e resistência quanto a interação, devido o ensino remoto. No entanto, no decorrer das aulas foi-se alcançando um número maior de discentes com interesse e envolvimento ativo. A associação entre o conhecimento teórico e prático facilitou a absorção dos conteúdos abordados, sendo possivel sanar as dúvidas que surgiram. Considerações Finais: O projeto permitiu que os alunos percebessem a relação do cinema com a química, tendo em vista os efeitos químicos utilizados nas tramas. Foi identificado uma melhor performance dos estudantes nos conhecimentos relacionados aos conteúdos estudados. Confirmamos que os instrumentos didáticos utilizados estimulou a curiosidade pelo saber, e que, portanto, os resultados obtidos foram considerados satisfatórios.
Palavras-chave
Ensino; Química; Cinema.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Willianny de Souza Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Geovana Callou Passos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.