Cinema E Sua Íntima Relação Com A Química.

Willianny de Souza Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Geovana Callou Passos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Resumo


Introdução: Considerando as lacunas existentes no ensino-aprendizagem de química e a precarização do ensino científico, que se justifica desde a descoberta do Brasil, em que os jesuítas trouxeram uma carga educacional apenas de língua portuguesa, matemática e religião, tendo assim, o ensino de ciências inserido na grade curricular somente em 1930; à vista disso, metodologias de ensino de química tem sido investigadas, com a intenção de facilitação do entendimento da disciplina e interesse pela mesma. Objetivos: Conhecer acerca do cinema e sua relação com a química, evidenciando de forma esquematizada a historicidade da cinematografia, introdução a química e reações químicas inorgânicas. Metodologia: Ação interativa, de abordagem qualitativa, através de metodologias ativas de aprendizagem, na promoção da participação de todos os envolvidos, mesmo diante do atual cenário de pandemia. A execução se deu com a realização de pré-teste, aulas téoricas, elaboração e visualização de experimentos, avaliações periódicas, pós-teste e feedback do trabalho, na turma do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Gercino Coelho - EREMGC, em Petrolina-PE. Resultados: Inicialmente os alunos demonstraram dificuldades em relação aos conceitos básicos de química e resistência quanto a interação, devido o ensino remoto. No entanto, no decorrer das aulas foi-se alcançando um número maior de discentes com interesse e envolvimento ativo. A associação entre o conhecimento teórico e prático facilitou a absorção dos conteúdos abordados, sendo possivel sanar as dúvidas que surgiram. Considerações Finais: O projeto permitiu que os alunos percebessem a relação do cinema com a química, tendo em vista os efeitos químicos utilizados nas tramas. Foi identificado uma melhor performance dos estudantes nos conhecimentos relacionados aos conteúdos estudados. Confirmamos que os instrumentos didáticos utilizados estimulou a curiosidade pelo saber, e que, portanto, os resultados obtidos foram considerados satisfatórios.

Palavras-chave


Ensino; Química; Cinema.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Willianny de Souza Silva, Kamilla Barreto Silveira, Anderson de Oliveira Santos, Geovana Callou Passos, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.