Aulas De Música No Ensino Fundamental: Um Relato De Experiência

Gabriel Sousa de Lima, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista da Silva

Resumo


Introdução: Esse resumo conta a experiência de ensinar sons de animais, da natureza e de instrumentos musicais para cerca de 30 (trinta) crianças de 13 (treze) anos de idade através do aplicativo Google Meet, vivenciada na escola Escola Municipal De Tempo Integral Professora Iracema Pereira Da Paixão pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) campus Petrolina, no curso de licenciatura em música. Objetivos: A aula teve como objetivo(s): apreciar os sons de 9 instrumentos musicais e conhecer determinadas tonalidades de som; apreciar e conhecer 4 sons da natureza; apreciar e conhecer os sons de alguns animais. Para, então, junto aos alunos explorar o conceito de som, demostrando como encontrar a partir do seu dia a dia, tendo o processo do ensino perpassado pela vivência do alunado. Metodologia: As aulas foram pensadas para desafiar e questionar os alunos sobre o local que eles encontram música em suas vidas. Nós chegamos as 08:00h (oito horas) da manhã no link combinado do aplicativo de reuniões e desde então fomos recebidos pelos alunos que já se encontravam na sala. Então colocamos em prática todo o processo didático e colaborativo, pedimos aos alunos os conhecimentos prévios e aplicamos conjuntamente nosso conteúdo programado. Resultados: Conseguimos as devidas interações dos discentes, que participaram ativamente com questões, sugestões e histórias. Diante das condições particulares de cada aluno, houveram dias em que não percebemos algumas interações de alguns estudantes, justificando por não estarem em casa o que me questiono se isto é benéfico ou não para o aprendizado dos alunos. Administramos a classe em colaboração com o professor supervisor, envolvemos as(os) estudantes e os inserimos nas aulas, ouvindo suas vivências. Considerações Finais: Diante dessa significativa experiência no campo da música, onde precisamos nos reinventar, em virtude do novo tempo da pandemia, percebemos que a educação se faz de forma participativa e o conhecimento constrói-se de forma coletiva. Recebemos dentro dessa convivência na escola um retorno engrandecedor para nossa jornada, nos damos conta que mais e mais projetos incentivando a formação musical de crianças nos torna profissionais humanizados da educação, trazendo uma importante mudança no país.

Palavras-chave


Música no ensino fundamental; PIBID Música; Ensino remoto

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Gabriel Sousa de Lima, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.