O Caráter Comunicativo e Expressivo da Música: Relato de experiência no PIBID

Ana Luana de Oliveira Pereira, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreia de Oliveira

Resumo


Introdução: Partindo do pressuposto de que a música regional é pouco discutida em sala de aula, com o tema "Caráter Comunicativo e Expressivo da Música, foi ministrada uma aula para a turma de adolescentes do 1° ano do ensino médio de Química do Instituto Federal-Campus Petrolina, no período da tarde. 32 alunos estiveram presentes e a aula aconteceu de maneira remota pelo aplicativo de chamada, meet. Objetivos: A aula teve como objetivo discorrer sobre o caráter expressivo da música em diferentes contextos, dando ênfase às culturas indígenas. Contextualizar a história da música, passando por instrumentos pré-históricos e períodos da música ocidental. Discutir o contexto das manifestações artísticas indígenas e africanas na cultura local. Metodologia: Inicialmente foi feita a abordagem sobre a história da música, onde foram apresentados povos que usavam a música em seu cotidiano, materiais dos quais foram feitos os primeiros instrumentos, evolução da escrita e alguns conceitos. Logo após apresentar músicas, artistas e estilos presentes na cultura africana e indígena, uma roda de conversa foi aberta para que os alunos expressassem suas opiniões sobre o que ouviram. Resultados: Pelas aulas terem sido de forma remota, a avaliação principal é de que houve participação dos alunos. Os discentes
participaram de forma muito enfática, os áudios foram abertos no decorrer de toda aula, não somente na roda de conversa. O interesse dos alunos pelo conteúdo ficou visível e ultrapassou os resultados esperados. Posteriormente, foi feito um questionário sobre o conteúdo e poucos foram os que não acertaram todas as respostas. Considerações Finais: Os resultados foram positivos. Apesar do desafio de lecionar remotamente, os alunos foram muito receptivos e participativos. Os problemas enfrentados
foram de caráter externo. A troca de conversas com os alunos confirmou o nosso trabalho e eles saíram da aula sabendo um pouquinho mais sobre a nossa região. Isso foi muito gratificante.

Palavras-chave


Aula remota; PIBID Música; Música no ensino médio

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ana Luana de Oliveira Pereira, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreia de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.