O Caráter Comunicativo e Expressivo da Música: Relato de experiência no PIBID
Resumo
Introdução: Partindo do pressuposto de que a música regional é pouco discutida em sala de aula, com o tema "Caráter Comunicativo e Expressivo da Música, foi ministrada uma aula para a turma de adolescentes do 1° ano do ensino médio de Química do Instituto Federal-Campus Petrolina, no período da tarde. 32 alunos estiveram presentes e a aula aconteceu de maneira remota pelo aplicativo de chamada, meet. Objetivos: A aula teve como objetivo discorrer sobre o caráter expressivo da música em diferentes contextos, dando ênfase às culturas indígenas. Contextualizar a história da música, passando por instrumentos pré-históricos e períodos da música ocidental. Discutir o contexto das manifestações artísticas indígenas e africanas na cultura local. Metodologia: Inicialmente foi feita a abordagem sobre a história da música, onde foram apresentados povos que usavam a música em seu cotidiano, materiais dos quais foram feitos os primeiros instrumentos, evolução da escrita e alguns conceitos. Logo após apresentar músicas, artistas e estilos presentes na cultura africana e indígena, uma roda de conversa foi aberta para que os alunos expressassem suas opiniões sobre o que ouviram. Resultados: Pelas aulas terem sido de forma remota, a avaliação principal é de que houve participação dos alunos. Os discentes
participaram de forma muito enfática, os áudios foram abertos no decorrer de toda aula, não somente na roda de conversa. O interesse dos alunos pelo conteúdo ficou visível e ultrapassou os resultados esperados. Posteriormente, foi feito um questionário sobre o conteúdo e poucos foram os que não acertaram todas as respostas. Considerações Finais: Os resultados foram positivos. Apesar do desafio de lecionar remotamente, os alunos foram muito receptivos e participativos. Os problemas enfrentados
foram de caráter externo. A troca de conversas com os alunos confirmou o nosso trabalho e eles saíram da aula sabendo um pouquinho mais sobre a nossa região. Isso foi muito gratificante.
participaram de forma muito enfática, os áudios foram abertos no decorrer de toda aula, não somente na roda de conversa. O interesse dos alunos pelo conteúdo ficou visível e ultrapassou os resultados esperados. Posteriormente, foi feito um questionário sobre o conteúdo e poucos foram os que não acertaram todas as respostas. Considerações Finais: Os resultados foram positivos. Apesar do desafio de lecionar remotamente, os alunos foram muito receptivos e participativos. Os problemas enfrentados
foram de caráter externo. A troca de conversas com os alunos confirmou o nosso trabalho e eles saíram da aula sabendo um pouquinho mais sobre a nossa região. Isso foi muito gratificante.
Palavras-chave
Aula remota; PIBID Música; Música no ensino médio
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Ana Luana de Oliveira Pereira, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreia de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.