A Química dos Perfumes do Contexto Sala de Aula.

Sheila Karolaine Rodrigues Barros de Araújo, Kamilla Barreto Silveira, Elizangela da Silva Dias Souza, Leandro de Souza Marreiro, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Resumo


Introdução: O aprendizado da química engloba uma linguagem particular e característica, de modo que, o entendimento se torna complexo e abstrato para os alunos. Ademais, um ensino sem contextualização e que não mostra a aplicação da química no cotidiano dos discentes desencadeia um estudo sem grande significado. Com isso, surge a necessidade de se criar estratégias pedagógicas para a construção do conhecimento em química de forma reflexiva e satisfatória. Objetivos: O intuito desse trabalho foi elaborar e desenvolver atividades direcionadas à Química dos perfumes de forma dinâmica e contextualizada dentro do processo de ensino e aprendizagem para discentes do Ensino Médio. Metodologia: Propomos uma abordagem sobre as fragrâncias para uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola EREM São Sebastião, em Ouricuri-PE, que ocorreu de forma híbrida: na sala de aula virtual foram lançados vídeos aula, atividades e um encontro virtual para o jogo de perguntas introdutórias sobre o tema. Nas aulas presenciais foram três encontros, no primeiro ocorreu uma aula de sensibilização e construção de uma nuvem de palavras geradoras, a segunda o jogo da roleta e a última a oficina de perfumes. Resultados: A metodologia adotada permitiu um desenvolvimento contextualizado do projeto, despertando uma reflexão sobre os conteúdos trabalhados; misturas e substâncias, solubilidade e concentrações; fazendo com que os discentes os relacionassem com os fenômenos do dia a dia. Além do mais, as práticas puderam agregar um ressignificado da disciplina, pois despertou a curiosidade dos alunos. O teste final pôde identificar efetividade e compreensão dos alunos sobre os assuntos estudados. Considerações Finais: Atividades experimentais sucintas despertam substancialmente o interesse dos alunos pela disciplina de química, inserindo-os num contexto mais ativo durante a aprendizagem. Esse interesse traz consigo o lançamento de um trabalho de competências e habilidades significativas, como o trabalho em equipe, autonomia e a capacidade de tomadas de decisões frente às problemáticas.

Palavras-chave


Ensino de Química; Contextualização; Metodologias Ativas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Sheila Karolaine Rodrigues Barros de Araújo, Kamilla Barreto Silveira, Elizangela da Silva Dias Souza, Leandro de Souza Marreiro, Arthur Francisco de Paiva Alcântara

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.