A Química dos Perfumes do Contexto Sala de Aula.
Resumo
Introdução: O aprendizado da química engloba uma linguagem particular e característica, de modo que, o entendimento se torna complexo e abstrato para os alunos. Ademais, um ensino sem contextualização e que não mostra a aplicação da química no cotidiano dos discentes desencadeia um estudo sem grande significado. Com isso, surge a necessidade de se criar estratégias pedagógicas para a construção do conhecimento em química de forma reflexiva e satisfatória. Objetivos: O intuito desse trabalho foi elaborar e desenvolver atividades direcionadas à Química dos perfumes de forma dinâmica e contextualizada dentro do processo de ensino e aprendizagem para discentes do Ensino Médio. Metodologia: Propomos uma abordagem sobre as fragrâncias para uma turma do 2º ano do Ensino Médio da Escola EREM São Sebastião, em Ouricuri-PE, que ocorreu de forma híbrida: na sala de aula virtual foram lançados vídeos aula, atividades e um encontro virtual para o jogo de perguntas introdutórias sobre o tema. Nas aulas presenciais foram três encontros, no primeiro ocorreu uma aula de sensibilização e construção de uma nuvem de palavras geradoras, a segunda o jogo da roleta e a última a oficina de perfumes. Resultados: A metodologia adotada permitiu um desenvolvimento contextualizado do projeto, despertando uma reflexão sobre os conteúdos trabalhados; misturas e substâncias, solubilidade e concentrações; fazendo com que os discentes os relacionassem com os fenômenos do dia a dia. Além do mais, as práticas puderam agregar um ressignificado da disciplina, pois despertou a curiosidade dos alunos. O teste final pôde identificar efetividade e compreensão dos alunos sobre os assuntos estudados. Considerações Finais: Atividades experimentais sucintas despertam substancialmente o interesse dos alunos pela disciplina de química, inserindo-os num contexto mais ativo durante a aprendizagem. Esse interesse traz consigo o lançamento de um trabalho de competências e habilidades significativas, como o trabalho em equipe, autonomia e a capacidade de tomadas de decisões frente às problemáticas.
Palavras-chave
Ensino de Química; Contextualização; Metodologias Ativas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Sheila Karolaine Rodrigues Barros de Araújo, Kamilla Barreto Silveira, Elizangela da Silva Dias Souza, Leandro de Souza Marreiro, Arthur Francisco de Paiva Alcântara
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.