Educação Musical No Ensino Remoto - Experiência Vivenciada Através Do PIBID Música

Camila Yasmine do Nascimento Magalhães, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista, Lucas Anderson Fernandes

Resumo


Introdução: O resumo refere-se a experiência de aula ministrada por alunos do curso de Música do IF Sertão, através do PIBID Música. A aula foi dada de forma remota na escola em Tempo Integral, no município de Juazeiro – BA, no turno da manhã, para alunos do 1° ano, com faixa etária entre 6 e 7 anos, através da plataforma Google Meet. O conteúdo proposto: “Os sons dos instrumentos musicais”, que faz parte do plano de aula da turma. Objetivos: O objetivo foi de compreender as características sonoras e estruturais de alguns instrumentos musicais,  através de imagens e sons; Identificar juntamente com os alunos os timbres quando executados de forma separada ou em conjunto; Contextualizar esses instrumentos com os sons já conhecidos dos alunos. Metodologia: A aula teve início com a apresentação dos seguintes instrumentos: Tuba, Ukulele, Sanfona, Piano, Violino e Bateria. Através de slides foram mostradas as imagens desses instrumentos e um vídeo com solos musicais dos mesmos. Em seguida, as crianças interagiram dizendo o que acharam dos sons mostrados e quais as relações com o seu cotidiano e foram contadas um pouco da história desses instrumentos. Resultados: A estratégia de aula funcionou para a faixa etária das crianças que conseguiram associar as imagens dos instrumentos com os seus respectivos sons. Elas também falaram de suas vivências com alguns instrumentos, como por exemplo, a sanfona que foi associada aos festejos juninos e ao gênero musical forró, e o Ukulele que foi confundido com um violão pequeno. Ao final da aula foi feita uma audição concentrada, onde os alunos falavam o nome dos instrumentos através do som. Considerações Finais: A aula no geral foi bastante proveitosa. Os alunos interagiram, alguns até tinham instrumentos em suas casas, deixando a aula próxima da realidade deles. Apesar de alguns instrumentos não serem de fácil acesso, o intuito foi mostrar o quão diverso é o mundo dos instrumentos musicais. Considerando essa ter sido a segunda aula, do ponto de vista dos bolsistas, trabalhar remotamente trouxe a possibilidade de estar próximo da dinâmica laboral dos professores na atualidade.

Palavras-chave


Iniciação Musical; Sons dos Instrumentos Musicais; Ensino Remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Camila Yasmine do Nascimento Magalhães, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista, Lucas Anderson Fernandes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.