Educação Musical No Ensino Remoto - Experiência Vivenciada Através Do PIBID Música
Resumo
Introdução: O resumo refere-se a experiência de aula ministrada por alunos do curso de Música do IF Sertão, através do PIBID Música. A aula foi dada de forma remota na escola em Tempo Integral, no município de Juazeiro – BA, no turno da manhã, para alunos do 1° ano, com faixa etária entre 6 e 7 anos, através da plataforma Google Meet. O conteúdo proposto: “Os sons dos instrumentos musicais”, que faz parte do plano de aula da turma. Objetivos: O objetivo foi de compreender as características sonoras e estruturais de alguns instrumentos musicais, através de imagens e sons; Identificar juntamente com os alunos os timbres quando executados de forma separada ou em conjunto; Contextualizar esses instrumentos com os sons já conhecidos dos alunos. Metodologia: A aula teve início com a apresentação dos seguintes instrumentos: Tuba, Ukulele, Sanfona, Piano, Violino e Bateria. Através de slides foram mostradas as imagens desses instrumentos e um vídeo com solos musicais dos mesmos. Em seguida, as crianças interagiram dizendo o que acharam dos sons mostrados e quais as relações com o seu cotidiano e foram contadas um pouco da história desses instrumentos. Resultados: A estratégia de aula funcionou para a faixa etária das crianças que conseguiram associar as imagens dos instrumentos com os seus respectivos sons. Elas também falaram de suas vivências com alguns instrumentos, como por exemplo, a sanfona que foi associada aos festejos juninos e ao gênero musical forró, e o Ukulele que foi confundido com um violão pequeno. Ao final da aula foi feita uma audição concentrada, onde os alunos falavam o nome dos instrumentos através do som. Considerações Finais: A aula no geral foi bastante proveitosa. Os alunos interagiram, alguns até tinham instrumentos em suas casas, deixando a aula próxima da realidade deles. Apesar de alguns instrumentos não serem de fácil acesso, o intuito foi mostrar o quão diverso é o mundo dos instrumentos musicais. Considerando essa ter sido a segunda aula, do ponto de vista dos bolsistas, trabalhar remotamente trouxe a possibilidade de estar próximo da dinâmica laboral dos professores na atualidade.
Palavras-chave
Iniciação Musical; Sons dos Instrumentos Musicais; Ensino Remoto.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Camila Yasmine do Nascimento Magalhães, Adelson Aparecido Scotti, Joelson Batista, Lucas Anderson Fernandes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.