Os Componentes Químicos Nos Esmaltes E O Ensino De Química.
Resumo
Introdução: Na sociedade moderna há uma crescente preocupação com a beleza. Com isso, a indústria cosmética tem evoluído muito, e dentro dela destaca-se a produção de esmaltes. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal registrou, em 2107, uma arrecadação de mais de R$ 42 bilhões, com a venda do produto. Contudo, poucas pessoas conhecem os compostos químicos presentes neles, e por ser de enorme popularidade, é um potencial meio para instigar o conhecimento de química pelos alunos. Objetivos: Guiados pelo tema gerador Química nas Profissões, buscou-se relacionar os conteúdos de química com a profissão de manicure e o produto esmalte, contextualizando o ensino de química sobre identificação de compostos orgânicos, misturas e reações químicas, em uma turma do 3º ano, composta por aproximadamente 18 alunos, da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz - EREMDAF, na cidade de Floresta – PE. Metodologia: Devido ao isolamento social, em decorrência da pandemia, o projeto foi desenvolvido de modo remoto, com aulas expositivas e interativas, dividido em etapas de aplicação: inicialmente foi aplicado o pré-teste para análise dos conhecimentos dos estudantes, em seguida foi ministrada a aula que relacionou a temática com os conteúdos de Química, posteriormente aplicou-se o jogo de perguntas e respostas “Passa ou repassa”, e por fim houve a realização do pós teste. Resultados: Após a realização do projeto, em comparação com os dados coletados no pré-teste e pós teste, a maioria dos alunos, principalmente os que interagiram mais durante sua aplicação, foram capazes de identificar uma quantidade maior de substâncias presentes nos esmaltes, suas propriedades e possíveis riscos à saúde, além da função orgânica de cada substância e o processo químico de fabricação do mesmo, além dos conceitos de mistura, concentração, diluição, dentre outros assuntos correlatos. Considerações Finais: Mesmo com as dificuldades encontradas em decorrência da pandemia, e adaptações necessárias para o ensino, percebeu-se que os alunos conseguiram assimilar a química com um produto do cotidiano, e que, no geral, demonstraram atenção e interesse, e interagiram, durante toda a aplicação do projeto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Taís Gomes de Souza, Kamilla Barreto Silveira, Lindabergue Thaís Lopes Ferreira, Jorge Lucas Soares Viana, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.