Os Componentes Químicos Nos Esmaltes E O Ensino De Química.
Resumo
Introdução: Na sociedade moderna há uma crescente preocupação com a beleza. Com isso, a indústria cosmética tem evoluído muito, e dentro dela destaca-se a produção de esmaltes. A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal registrou, em 2107, uma arrecadação de mais de R$ 42 bilhões, com a venda do produto. Contudo, poucas pessoas conhecem os compostos químicos presentes neles, e por ser de enorme popularidade, é um potencial meio para instigar o conhecimento de química pelos alunos. Objetivos: Guiados pelo tema gerador Química nas Profissões, buscou-se relacionar os conteúdos de química com a profissão de manicure e o produto esmalte, contextualizando o ensino de química sobre identificação de compostos orgânicos, misturas e reações químicas, em uma turma do 3º ano, composta por aproximadamente 18 alunos, da Escola de Referência em Ensino Médio Deputado Afonso Ferraz - EREMDAF, na cidade de Floresta – PE. Metodologia: Devido ao isolamento social, em decorrência da pandemia, o projeto foi desenvolvido de modo remoto, com aulas expositivas e interativas, dividido em etapas de aplicação: inicialmente foi aplicado o pré-teste para análise dos conhecimentos dos estudantes, em seguida foi ministrada a aula que relacionou a temática com os conteúdos de Química, posteriormente aplicou-se o jogo de perguntas e respostas “Passa ou repassa”, e por fim houve a realização do pós teste. Resultados: Após a realização do projeto, em comparação com os dados coletados no pré-teste e pós teste, a maioria dos alunos, principalmente os que interagiram mais durante sua aplicação, foram capazes de identificar uma quantidade maior de substâncias presentes nos esmaltes, suas propriedades e possíveis riscos à saúde, além da função orgânica de cada substância e o processo químico de fabricação do mesmo, além dos conceitos de mistura, concentração, diluição, dentre outros assuntos correlatos. Considerações Finais: Mesmo com as dificuldades encontradas em decorrência da pandemia, e adaptações necessárias para o ensino, percebeu-se que os alunos conseguiram assimilar a química com um produto do cotidiano, e que, no geral, demonstraram atenção e interesse, e interagiram, durante toda a aplicação do projeto.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Taís Gomes de Souza, Kamilla Barreto Silveira, Lindabergue Thaís Lopes Ferreira, Jorge Lucas Soares Viana, Vera Lúcia da Silva Augusto Filha
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.