A Utilização Do Whatsapp Como Ferramenta De Apoio Ao Ensino Remoto Dentro Do Ensino De Física

Carlos Daniel Frazão, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Resumo


Introdução: Estamos diante de uma nova geração de estudantes mais apropriados das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), seja em jogos eletrônicos ou em um simples envio de mensagem, e é refletido no ambiente educacional. As facilidades que os aplicativos de mensagens proporcionam para os dias atuais, através de uma comunicação mais rápida e dinâmica, podem ter um grande potencial para o ensino remoto, onde uma das maiores dificuldades é a comunicação entre professor e aluno. Objetivos: O objetivo dessa pesquisa foi analisar a possibilidade do uso de aplicativos de mensagens como ferramenta de apoio ao ensino remoto, dentro da disciplina de física. Metodologia: Foi realizado um acompanhamento em uma turma do 5° período de Edificações, na modalidade do PROEJA, do IF Sertão PE – Campus Salgueiro, onde foram abordados conteúdos da eletrodinâmica (corrente elétrica, tensão e resistência), utilizando o WhatsApp para sanar possíveis duvidas dos alunos. Caso não surgisse nenhuma dúvida, através do aplicativo, seria aplicada uma atividade para eles responderem através do WhatsApp para, assim, conseguir uma interação por meio dessa ferramenta. Resultados: Nenhum aluno entrou em contato pelo WhatsApp para tirar dúvidas sobre o conteúdo. Apenas 4, dos 9 estudantes, interagiram  através do WhatsApp para responder a atividade aplicada. Destes 4 estudantes, um em específico manifestou um bom domínio do conteúdo através de uma mensagem de voz, o que não tinha ocorrido por texto. Outra estudante, ao ser questionada, reformulou sua resposta de forma satisfatória, também por mensagem de voz. Considerações Finais: Através dessa pesquisa, foi possível notar a potencialidade do aplicativo de mensagem como uma ferramenta para avaliar o estudante, uma vez que o aluno conta com uma maior flexibilidade para expor seu conhecimento, sobre o assunto abordado, muitas vezes ocultado por uma escrita mal elaborada, principalmente dentro do ensino de física, onde os alunos.

Palavras-chave


WhatsApp; Ensino de Física; Ferramenta Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Carlos Daniel Frazão, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.