Matrizes Culturais E A Música Brasileira Em Discussão: Relato De Experiência No PIBID Música
Resumo
Introdução: Este resumo se refere a um relato de experiência no PIBID Música com o tema da aula "Matrizes Culturais e a Música Brasileira", focado na cultura africana. A aula foi ministrada no IF Sertão-PE, com alunos entre 13 a 15 anos, do 1º ano do ensino médio integrado. A aula foi ministrada de maneira remota pelo aplicativo Google Meet. Objetivos: Geral: Conhecer a cultura afro-brasileira por meio de uma conversa com a cantora Camila Yasmine, a partir da realidade do seu povo. Específico: Conhecer a cultura africana; Conhecer expressões musicais africanas, como o samba de véio. Metodologia: No início da aula a artista foi convidada para falar. Foi falado sobre a carreira, o primeiro álbum, a relação que as músicas desse álbum têm com o samba de véio, sobre o significado musical para a sua cultura, as dificuldades na carreira e na cultura e o processo de aprendizagem musical. Os alunos interagiram também com a artista. No final da aula a artista cantou uma música de sua autoria à capela. Resultados: A aula aconteceu como havia programado e a presença da artista chamou a atenção dos alunos e fizeram perguntas. A interação entre a artista e os alunos aconteceu, mas foi possível perceber a resistência dos alunos em abrir os microfones para falar. Considerações Finais: De maneira geral, a aula programada foi dada. Por outro lado, a participação do mediador poderia ter sido melhor, era a primeira vez que o mesmo mediava uma roda de conversa e o mesmo era tímido. Os alunos gostaram da artista e a aula foi bem aceita. A experiência foi boa, é importante o espaço para o PIBID discutir música com os alunos formandos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Isaac Nilsson da Cunha Câmara, Adelson Aparecido Scotti, Iuri Ozires Sobreira de Oliveira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.