Influência da alimentação complementar no desenvolvimento de hippodamia convergens e cycloneda sanguinea (Coleoptera: Coccinelidae)

Erick Matheus Ferreira Dos Santos Costa, Andrea Nunes Moreira De Carvalho, Davi Rodrigues Cavalcanti, Camila Torres Valgueiro Ferraz, Jane Oliveira Perez

Resumo


As joaninhas Hippodamia convergens e Cycloneda sanguinea são insetos importantes para a manutenção do equilíbrio dos agrossistemas por serem utilizados como agentes de controle biológico. Sendo assim métodos baratos e de fácil obtenção que auxiliem a criação e multiplicação desses insetos é essencial. O uso de pólen como dieta suplementar pode ser uma alternativa viável, pois é rica em proteínas e lipídios, suprindo em partes as necessidades alimentares das joaninhas. Dessa forma, o presente trabalho busca testar dietas suplementares a base de pólen de plantas, para observar se existe influência no desenvolvimento, crescimento e reprodução das joaninhas. Sob condições não laboratoriais (ambiente urbano), em Juazeiro-BA, realizou-se cultivos de girassol, milho e cravo-de-defunto (obtenção de pólen); feijão e couve (criação de pulgões). Pólen de aroeira e jurema-preta também foram coletados. Joaninhas oriundas da horta do Campus Petrolina Zona Rural foram individualizadas em tubetes plásticos e alimentadas com pulgões (couve e Calotropis procera). Cinco tentativas de criação foram iniciadas, porém não se obteve êxito. Os resultados preliminares indicam que a joaninha H. covergens não sobrevive se alimentando de pulgões criados em C. procera; joaninhas não ficam presentes em sistemas de produção sem plantas atrativas; a temperatura ambiente na criação de joaninhas em locais não laboratoriais é essencial para a sobrevivência dos insetos. Fatores como temperatura ambiente e quantidade de presas foram limitantes na produção. Os pólens coletados foram congelados para realização de trabalhos futuros. Novos estudos devem ser realizados visando indicar uma dieta auxiliar na manutenção e permanência desses inimigos naturais nos agrossistemas e ambientes urbanos.


Palavras-chave


Joaninha, pólen, alimentação alternativa; criação massal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Erick Matheus Ferreira Dos Santos Costa, Andrea Nunes Moreira De Carvalho, Davi Rodrigues Cavalcanti, Camila Torres Valgueiro Ferraz, Jane Oliveira Perez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.