Extração, caracterização, prospecção por Cg -Es e efeito bactericida do óleo essencial de nim (Azadirachta Indica)

Roana Maria De Souza Menezes, Arão Cardoso Viana, Juliana Cantalino Dos Santos

Resumo


Nos últimos anos, houve incentivo ao estudo de subprodutos de plantas medicinais, como os óleos essenciais, uma vez que estes apresentam em sua composição substâncias inseticidas, antifúngicas e antibacterianas. Nesse âmbito, a Azadirachta indica, popularmente conhecida como Nim, em decorrência de seus biocompostos, se tornou de grande interesse na comunidade de desenvolvimento científico, uma vez que, os ingredientes ativos da planta possuem propriedades antimicrobianas e antifúngicas. O presente trabalho teve o objetivo de realizar a extração, caracterização, prospecção e avaliação do efeito bactericida do óleo extraído das folhas do NIM. O óleo essencial foi extraído de folhas de Nim colhidas na região de Petrolina PE, através da técnica de ultrassom e extração por infusão usando etanol PA e hexano PA. Foi analisada a atividade antimicrobiana dos extratos obtidos perante Escherichia coli e Staphylococcus aureus spp. pela técnica de difusão de discos, bem como analisou-se o teor de umidade das folhas do Nim através de estufa de secagem. Nos resultados, foram observados halos de inibição de até 1,1 cm em E. coli, enquanto que no Staphylococcus spp. a maior inibição foi de 8 mm. Na inibição de microrganismos mesófilos houve uma drástica diminuição da contaminação das superfícies analisadas, onde os óleos extraídos por ambas as técnicas mostraram grande eficiência e potencial promissor para serem utilizados como método de controle. As folhas de Nim apresentaram teor de umidade de 62,32%. Foi possível concluir que o rendimento do óleo extraído por infusão foi a técnica mais vantajosa, mas em termos de tempo de processo, simplicidade e baixa temperatura a técnica de ultrassom se mostrou superior. Os Extratos obtidos também mostram boa atividade bactericida em ambas as bactérias avaliadas.


Palavras-chave


óleo de Nim; Azadirachta indica; Escherichia coli; Staphylococcus spp.; antimicrobiano.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Roana Maria De Souza Menezes, Arão Cardoso Viana, Juliana Cantalino Dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.