Preparação e avaliação das características físico químicas de tortilhas de milho

José Linaldo Pinheiro de Lima, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Walter Raysth Martínez

Resumo


A tortilha de milho corresponde a um alimento produzido no formato de disco, feito com massa milho processado, pelo método conhecido como nixtamalização. O amido, por ser o componente mais abundante na composição do milho, é responsável pelas características texturais da tortilha.  Portanto, existe uma preocupação na área de alimentos com as mudanças estruturais do amido durante e após o processo de fabricação deste produto. Nesse sentido, foram preparadas e avaliadas as características físico-químicas (morfológicas e estruturais) das tortilhas de milho, buscando compreender a relação das interações dos aditivos, xantana e farinha de milho, na matriz de amido. As tortilhas foram preparadas por cocção do milho (300g, 92°C, 3h), seguida da lavagem e moagem. Posteriormente, a goma xantana, farinha de milho e água foram misturadas à massa. Os discos foram obtidos e assados em forno. A morfologia e a estrutura das amostras foram analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e por espectroscopia de infravermelho (IV). A composição nutricional também foi obtida visando a rotulagem do produto. A farinha de milho apresenta grânulos arredondados, enquanto a xantana apresenta uma superfície sem grânulos. Já para as tortilhas com xantana, observou-se uma superfície mais uniforme e compacta, em relação às tortilhas sem aditivo. Por IV, observou-se bandas de -OH, C=O, C-O e C-H (amido-milho e β-d-glicose-xantana). O valor energético baixo da tortilha (45kcal/30g) é uma importante carga de fibra alimentar (2,2g/30g) que corresponde a 2,3% e 8,8% do valor diário recomendado, respectivamente. Foi possível observar que a interação entre o amido e a xantana contribuiu para as propriedades morfológicas e mecânicas (resistência e flexibilidade) do produto. Além disso, a tortilha é um alimento que tem o potencial de contribuir para a perda e manutenção do peso corporal, se for consumida como parte de uma dieta equilibrada em nutrientes.


Palavras-chave


Tortilha de milho; hidrocolóides; textura.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, José Linaldo Pinheiro de Lima, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Walter Raysth Martínez

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.