Jogos E Plataformas Online Para O Ensino De Química Em Tempos De Pandemia
Resumo
Introdução: A importância da experiência se justifica ao permitir que a residente interaja com o ambiente de trabalho ao qual está se profissionalizando. A docência desenvolvida no ensino remoto - a forma emergencial como se ofereceu o ensino no ano pandêmico de 2020, se configurou como período de desafios e incertezas. Diante dessa situação, identificar os problemas no ensino emergencial e buscar soluções ainda na graduação, permitem uma maior preparação da licencianda para uma educação mais eficiente. Objetivos: O relato tem como objetivo descrever a experiência docente, à estudante de Licenciatura em Química, com a turma do EMI Info 2020.1 do IFSertãoPE Campus Ouricuri, enfocando no ensino remoto em meio ao cenário pandêmico e desenvolvimento de habilidades com ferramentas digitais do componente curricular de química referente a 1ª série do Ensino Médio. Metodologia: Utilizou-se diversas ferramentas digitais (plataformas e jogos) para buscar e facilitar a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, e avaliando continuamente e minunciosamente as participações deles. Resultados: A principal dificuldade identificada foi a realização do processo avaliativo, pois o contato humano foi escasso e os problemas técnicos ocorriam com frequência. No entanto, acredita-se que a maior aprovação da turma, na disciplina, tenha ocorrido devido ao quantitativo de ferramentas utilizadas. Considerações Finais: A experiência com o Módulo I da Residência Pedagógica permitiu enxergar a educação por um novo ângulo, valorizar as interações com os estudantes e compreender as diversas realidades. Além disso, demonstrou relevância ao fornecer subsídios e aprendizados para os próximos módulos do programa.
Palavras-chave
Experiência; Ensino remoto; Ferramentas digitais; Residência Pedagógica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Mariane da Silva Barboza, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.