Jogos E Plataformas Online Para O Ensino De Química Em Tempos De Pandemia

Mariane da Silva Barboza, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva

Resumo


Introdução: A importância da experiência se justifica ao permitir que a residente interaja com o ambiente de trabalho ao qual está se profissionalizando. A docência desenvolvida no ensino remoto - a forma emergencial como se ofereceu o ensino no ano pandêmico de 2020, se configurou como período de desafios e incertezas. Diante dessa situação, identificar os problemas no ensino emergencial e buscar soluções ainda na graduação, permitem uma maior preparação da licencianda para uma educação mais eficiente. Objetivos: O relato tem como objetivo descrever a experiência docente, à estudante de Licenciatura em Química, com a turma do EMI Info 2020.1 do IFSertãoPE Campus Ouricuri, enfocando no ensino remoto em meio ao cenário pandêmico e desenvolvimento de habilidades com ferramentas digitais do componente curricular de química referente a 1ª série do Ensino Médio. Metodologia: Utilizou-se diversas ferramentas digitais (plataformas e jogos) para buscar e facilitar a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, e avaliando continuamente e minunciosamente as participações deles. Resultados: A principal dificuldade identificada foi a realização do processo avaliativo, pois o contato humano foi escasso e os problemas técnicos ocorriam com frequência. No entanto, acredita-se que a maior aprovação da turma, na disciplina, tenha ocorrido devido ao quantitativo de ferramentas utilizadas. Considerações Finais: A experiência com o Módulo I da Residência Pedagógica permitiu enxergar a educação por um novo ângulo, valorizar as interações com os estudantes e compreender as diversas realidades. Além disso, demonstrou relevância ao fornecer subsídios e aprendizados para os próximos módulos do programa.

Palavras-chave


Experiência; Ensino remoto; Ferramentas digitais; Residência Pedagógica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Mariane da Silva Barboza, Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.