Ferramentas De Comunicação Para O Ensino Remoto E Híbrido

Rainer Wollace Almeida Carvalho, Jussara Adolfo Moreira, Silvia Carla Batista Soares

Resumo


Introdução: O presente trabalho aborda um processo de formação de professores na forma de Residência Pedagógica, desenvolvido em uma instituição pública de Pernambuco conhecida como escola de referência do ensino médio Padre Manoel de Paiva Netto, com a finalidade de aprimorar os níveis de aprendizado dos discentes nas disciplinas, apresentado  ambientes  virtuais e softwares de auxílio  como uma ferramenta de aprendizagem Objetivos: Incentivar os alunos para que eles utilizem as ferramentas digitais como   formas de aprendizado  facilitando o entendimento dos conteúdos, dinamizar as aulas e auxiliar no uso de novas tecnologias. Metodologia: A metodologia consiste na aplicação de 4 oficinas no mês  com duração  2 horas aulas semanais nos (1°) anos. Foram apresentados slides e explicações orais e demonstrações práticas Resultados: O resultado alcançado é o aprendizado dos discentes mesmo sem ter que comparecer ao ambiente escolar assim como a implementação do software nas turmas dos 1° anos facilitando a aprendizagem Considerações Finais: O programa residência pedagógica no subprojeto de informática em conjunto com o estágio supervisionado vieram a incentivar a formação inicial de futuros profissionais docentes, através da inserção dos graduandos nas escolas estaduais e no próprio instituto, o que venha a ser o seu futuro local de trabalho. É muito importante para a formação profissional e acadêmica possibilitando assim uma vivência em sala de aula tendo uma noção da realidade afora.


Palavras-chave


Educação; isolamento social; softwares virtuais e educacionais.

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