Contextualizando O Ensino De Química A Partir Do Tema Radiação.
Resumo
Introdução: A Radiação é um tema gerador que está bastante presente na nossa sociedade, sendo exemplos de suas aplicações medicina, como a radioterapia, raios-X, até mesmo na construção de bombas atômicas. As metodologias ativas têm o objetivo de atrair os alunos, tornando-os protagonistas do processo. Objetivos: Contextualizar o Ensino de Química a partir do tema Radiação. Metodologia: O projeto é uma intervenção realizada na EREM Antonio Padilha, fazendo parte do Programa Residência Pedagógica da CAPES, foi executado numa turma de 2º ano do Ensino Médio com aproximadamente 25 alunos de forma híbrida, fazendo o uso de metodologias ativas e contextualização com o tema Radiação. Sendo dividido em 3 etapas, na primeira coleta dos conhecimentos prévios através de um pré-teste, segundo a intervenção e por fim a avaliação dos objetivos alcançados por meio de um pós-teste. Resultados: Ao término do projeto, obteve resultados quantitativos e qualitativos, fazendo assim com que os objetivos fossem alcançados, pois de acordo com a observação da turma foi notório o interesse pela disciplina. Utilizou também a comparação do pré-teste e do pós-teste, e foi perceptível que os alunos obtiveram melhora nos seus conhecimentos visto que no pré-teste teve 48,6% de acertos e no pós-teste 71,7%. Considerações Finais: Por fim podemos concluir afirmando que o projeto teve um impacto positivo na vida dos alunos, tanto quanto na vida da residente. A interação com os alunos proporcionou um melhor desenvolvimento da autonomia da residente, melhorando também a sua desenvoltura e competência de se comunicar em público.
Palavras-chave
Radiação; Metodologias ativadas; Residencia Pedagógica.
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