Práticas Virtuias Nas Aulas De Química Aplicadas No Curso Emi Agropecuária Do Campus Petrolina Zona Rural

Ricardo Rodrigues de Lima, Daiane Ribeiro dos Santos, Renato César da Silva

Resumo


Introdução: O presente trabalho irá mostrar as experiências vividas no programa residência pedagógica (PRP) Pertencente ao programa CAPS (Programa de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior)  que foi criado pra ajudar na formação do discente de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortalecem o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, o trabalho ira mostrar as experiências vividas no (PRP). Objetivos: Analisar as contribuições de ferramentas digitais como simulações de laboratórios virtuais e softwares no processo ensino e aprendizagem nas aulas de Química, na turma de ensino médio EMI agropecuária do campus Petrolina zona rural, no primeiro modulo do programa residência pedagógica. Metodologia: Alguns recursos tecnológicos foram utilizados para a realização das atividades, como simuladores e software, o simulador utilizado foi o PhET que faz simulações de praticas mostrando de forma clara os processos realizados, melhorando o aprendizado do aluno, o PhET por ser uma ferramenta completa foi a mais usada, mas usamos aplicativos por ser mais pratico, como aplicativo de tabela periódica Resultados: A utilização desses simuladores e softwares nas aulas tiveram bons resultados no aprendizado e nas  devolutivas das atividades. Considerações Finais: Participar do Programa Residência pedagógica tem sido desafiador por estamos em uma época de pandemia, mas também de bons aprendizados, é de grande ajuda pra profissão futura, pois ao vivenciar as aulas, temos uma noção do que é lecionar, e a grande responsabilidade que vamos ter que carregar ao passar o conhecimento pra os alunos e só através dessa experiência para ter uma visão futura do que é ser professor.

Palavras-chave


Experiência; Residência Pedagógica; Simuladores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ricardo Rodrigues de Lima, Daiane Ribeiro dos Santos, Renato César da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.