Aplicação Da Sala De Aula Invertida No Estudo Do Movimento Circular Uniforme

Flavio de Alencar Barros, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Edjanio Carvalho Nunes

Resumo


Introdução: Com escolas e universidades fechadas para evitar a contaminação do COVID-19, com todos em quarentena. Presentemente se faz necessário usar metodologias que se adequem a situação atual, assim, partindo para um modelo que seja possível utilizar tecnologias digitais de rede o presente trabalho se faz do uso da metodologia de sala de aula invertida, é necessário dar continuidade às aulas e mais necessário ainda é que os professores se adaptem a novos modelos de aula que adotem tecnologias. Objetivos: O presente trabalho pretende buscar a partir de uma metodologia ativa um maior engajamento dos alunos em aulas remotas. Melhorando desempenho dos alunos que controlam quando, como, e onde estudam. Alunos protagonistas onde o professor passa a ser um orientador e aprende junto com os alunos que trazem pontos diferentes. Aproveitamento do tempo de aprendizado, os alunos estudam no seu próprio tempo, buscam o assunto que está online. Metodologia: Na aplicação da Sala de aula invertida é necessário um planejamento das aulas fora do ambiente de aula e um planejamento das aulas em que os alunos trarão as dúvidas. Utilizando nos momentos anteriores as aulas a plataforma Edpuzzle, que permite editar vídeos e adicionar questões durante a reprodução dos vídeos, os momentos de aula serão para dúvidas e aprofundamento do conteúdo abordado. Resultados: Como a ideia inicial do projeto era que os alunos assistissem primeiro as aulas no Edpuzzle e as aulas com o professor fossem se tornando complementos e aprofundamentos dos assuntos, as mudanças de horário da escola e o formato de aula que também foram alterados prejudicaram a aplicação. Essas mudanças foram de acordo com os decretos estaduais que primeiro optou por aulas presenciais e posteriormente optou por retornar com aulas remotas. Considerações Finais: Após a reflexão do que deu errado e do que poderia ter dado certo sobre a aplicação deste trabalho, o que de fato pode ser feito em tempos onde há mudança constante de horários e adaptação de métodos de aula é estimular e motivar o aluno que está fora do ambiente escolar no momento que ele está em sala (seja presencial, seja de forma remota).

Palavras-chave


Metodologia ativa, sala de aula invertida, ensino remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Flavio de Alencar Barros, Ericleiton Rodrigues de Macedo, Edjanio Carvalho Nunes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.