O Uso De Aplicativos Como Ferramenta Metodológica Para O Auxílio Nas Aulas De Química Durante O Ensino Remoto

Rejane Santana de Almeida, Daiane Ribeiro dos Santos, Renato Cesar da Silva

Resumo


Introdução: O ensino de química vem passando por muitas modificações na forma de ministrá-lo no contexto do trabalho escolar, sendo necessário romper com métodos tradicionais. Nas aulas  remotas durante a Pandemia Covid-19 foram vivenciados muitos desafios e dificuldades  para  ministrar as aulas, porém o conhecimento de novos recursos metodológicos virtuais auxiliaram no  decorrer do estágio. Objetivos: Vivenciar práticas do estágio promovido pelo Programa Residência Pedagógica;  Realizar a descoberta e aplicações de recursos virtuais para  melhorar as  metodologias;  Adquirir responsabilidades e conhecimentos para o exercício da profissão. Metodologia: Alguns recursos metodológicos que se enquadram nessa modalidade de ensino, ou seja, no ensino remoto, como os tecnológicos, tiveram que ser utilizados para o acompanhamento e ministração das aulas remotas; Em cada aula era utilizado um aplicativo específico que contribuía na contextualização dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química e resolvia algumas dúvidas que não era possível somente  nas aulas em Power Point. Resultados: As dificuldades encontradas para desenvolver as aulas serviu para poder visualizar outros caminhos com outras formas metodológicas, promovendo assim o aprendizado da melhor forma possível dos alunos. Foi possível conhecer a realidade e praticar a teoria que é adquirida durante a formação, mesmo na modalidade do ensino remoto. Considerações Finais: Os aplicativos utilizados tiveram um papel essencial para fazer com que o aluno pudesse ter uma visão diferenciada dos conteúdos de química, aplicações e contextualizações de forma tridimensional e mais objetiva; Promoveu nos discentes a curiosidade, criatividade e o estímulo para aprenderem e a perguntarem mais, ou seja, mais participação; Desenvolvimento pessoal e profissional, aumento na relação  professor e aluno, responsabilidade, conhecimento de novas metodologias, satisfação.

Palavras-chave


Experiência, aplicativos, ensino remoto.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Rejane Santana de Almeida, Daiane Ribeiro dos Santos, Renato Cesar da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.