O Uso De Aplicativos Como Ferramenta Metodológica Para O Auxílio Nas Aulas De Química Durante O Ensino Remoto
Resumo
Introdução: O ensino de química vem passando por muitas modificações na forma de ministrá-lo no contexto do trabalho escolar, sendo necessário romper com métodos tradicionais. Nas aulas remotas durante a Pandemia Covid-19 foram vivenciados muitos desafios e dificuldades para ministrar as aulas, porém o conhecimento de novos recursos metodológicos virtuais auxiliaram no decorrer do estágio. Objetivos: Vivenciar práticas do estágio promovido pelo Programa Residência Pedagógica; Realizar a descoberta e aplicações de recursos virtuais para melhorar as metodologias; Adquirir responsabilidades e conhecimentos para o exercício da profissão. Metodologia: Alguns recursos metodológicos que se enquadram nessa modalidade de ensino, ou seja, no ensino remoto, como os tecnológicos, tiveram que ser utilizados para o acompanhamento e ministração das aulas remotas; Em cada aula era utilizado um aplicativo específico que contribuía na contextualização dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química e resolvia algumas dúvidas que não era possível somente nas aulas em Power Point. Resultados: As dificuldades encontradas para desenvolver as aulas serviu para poder visualizar outros caminhos com outras formas metodológicas, promovendo assim o aprendizado da melhor forma possível dos alunos. Foi possível conhecer a realidade e praticar a teoria que é adquirida durante a formação, mesmo na modalidade do ensino remoto. Considerações Finais: Os aplicativos utilizados tiveram um papel essencial para fazer com que o aluno pudesse ter uma visão diferenciada dos conteúdos de química, aplicações e contextualizações de forma tridimensional e mais objetiva; Promoveu nos discentes a curiosidade, criatividade e o estímulo para aprenderem e a perguntarem mais, ou seja, mais participação; Desenvolvimento pessoal e profissional, aumento na relação professor e aluno, responsabilidade, conhecimento de novas metodologias, satisfação.
Palavras-chave
Experiência, aplicativos, ensino remoto.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Rejane Santana de Almeida, Daiane Ribeiro dos Santos, Renato Cesar da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.