Dificuldades Na Execução De Softwares Educativos Como Estopim Para Diversificar As Ferramentas De Ensino Do Professor

Adauto dos Santos Mororó, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva

Resumo


Introdução: É verificável que a tecnologia está cada vez mais se incluindo no processo de ensino e aprendizagem. Com o novo cenário de restrições causado pela Covid-19, as tecnologias da informação e comunicação permearam ainda mais o ambiente escolar. Fato esse que levou os docentes a reinventarem suas ferramentas e práticas de ensino. Dentro desse universo de metodologias, esse trabalho trata das experiências com aplicação de um quadro interativo, o Jamboard, durante aulas da Residência Pedagógica. Objetivos: •Estimular a cooperação conjunta dos discentes diante da temática, tornando a residência pedagógica uma etapa também de socialização; •Aplicar os conhecimentos acerca de propriedades periódicas e aperiódicas; •Analisar a proficiência dos discentes sobre o conteúdo trabalhado. Metodologia: A dinâmica envolveu o uso do quadro digital Jamboad. Previamente os discentes já haviam sido orientados sobre como proceder durante a aplicação. Por meio do Google meet, de forma síncrona, os alunos receberam um link que os direcionavam para o aplicativo. A aba do quadro continha um questionário sobre propriedade periódicas e aperiódicas que seria resolvido de forma coletiva pela turma. Assim, se deu o desenvolver da aula durante a aplicação da dinâmica. Resultados: O desenvolver da proposta envolveu certos imprevistos, relativos tanto a aspectos técnicos (inconsistência na execução do software para parte dos discentes) como de participação no tocante aos educandos (nem todos os alunos se sentiram confortáveis em demonstrar seus conhecimentos diante dos colegas). Tal contexto foi observado pelo docente da turma como um estímulo para a diversificação de suas ferramentas digitais de ensino, assim como aumento do leque de suas possibilidades metodológicas. Considerações Finais: A problemática presenciada levou ao enriquecimento das aulas, com variabilidade das ferramentas usadas pelo docente, permitindo alcançar diferentes formas de aprendizagem no ambiente de ensino. Logo, não se tratou apenas da aquisição de novos saberes, mas de aplicação dos mesmos, rendendo frutos para o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Softwares de Ensino; Docência; Dificuldades de Aplicação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Adauto dos Santos Mororó, Daiane Maria Dos Santos Ribeiro, Renato César da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.