Identificação das constantes cinéticas da síntese biodiesel em microrreatores utilizando problemas inversos

José Elton Barbosa da Silva, José Martim Costa Junior, Matheus Vinicius Rodrigues Martins

Resumo


O biodiesel, fonte alternativa de combustível, contribui para a diminuição da poluição ambiental. O biodiesel é produzido em reatores a batelada por meio da reação de transesterificação de óleo vegetal ou gordura animal, álcool e catalisador. Nesses reatores a reação acontece em elevados tempos de residência. Os microrreatores alcançam altas taxas de reação em tempos de residência curtos, por intensificar a transferência de calor e massa e assim melhorar a eficiência da produção do biodiesel. O uso de modelos matemáticos na análise na síntese de biodiesel em microrreatores é fundamental na determinação de parâmetros adequados para projeto e as constantes cinéticas são parâmetros importantes. Assim, este projeto tem como objetivo estimar as duas constantes cinéticas presentes no modelo cinético da reação global de transesterificação, que são linearmente dependentes, utilizando a metodologia de problemas inversos, através de dois métodos diferentes (MCMC e Levenberg-Marquardt). Inicialmente utilizou-se o modelo matemático do fenômeno de transferência de massa que ocorre durante a síntese do biodiesel em microrreatores reformulados utilizando a Técnica das Equações Integrais Acopladas (CIEA) e solucionado através do Método das Linhas. Depois uma constante cinética foi estimada utilizando a inferência Bayesiana, a partir do método de Monte Carlo (MCMC) e a outra constante foi estimada utilizando o método de Levenberg-Marquardt. Os valores estimados dos parâmetros foram de k1=1,52x10-6 e k2=1,531x10-8. Os erros percentuais em relação aos valores exatos foram 0,015% e 4,17%. Os valores das estimativas dos parâmetros se aproximaram bastantes dos valores exatos, entretanto, percebeu-se que o uso do método de Levenberg-Marquardt não trouxe ganhos significativos na estimativa. Os resultados obtidos com medidas simuladas a partir do modelo simplificado foram capazes obter estimativas confiáveis.


Palavras-chave


Biodiesel; Microrreatores; Constantes Cinéticas; MCMC; Levenberg-Marquardt.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, José Elton Barbosa da Silva, José Martim Costa Junior, Matheus Vinicius Rodrigues Martins

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.